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Meditação ativa: um jeito de meditar durante os afazeres

Aprenda a fazer a meditação ativa para ter mais bem-estar

28 ago 2020
16h28
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Pratique a meditação enquanto faz as tarefas do dia -
Pratique a meditação enquanto faz as tarefas do dia -
Foto: Cottonbro/Pexels / João Bidu

A meditação ativa é uma forma de facilitar a prática da meditação durante o dia a dia. Ela é realizada por meio da atenção plena e, por isso, pode ser executada enquanto você faz qualquer tarefa.

Dessa forma, você não apenas terá controle das suas próprias ações, mas também deixará a mente livre da agitação. Uma mente mais calma é capaz de ser mais produtiva, criativa e inovadora, então, experimente a técnica para ampliar as suas habilidades mentais.

Além disso, o exercício é um ótimo jeito de iniciar a prática da meditação. Portanto, se você é iniciante ou tem dificuldade para se concentrar, confira como fazer a meditação ativa durante os afazeres!

Conheça a meditação ativa e como fazer em casa

Um problema que as pessoas enfrentam para meditar é conseguir se concentrar. Também há o fato de precisar ficar parado(a) em um único lugar, sentado(a) ou deitado(a), durante algum tempo. Para os(as) mais agitados(as), então, meditar não é uma tarefa das mais fáceis. 

Há diversos tipos de meditação e, entre elas, encontra-se as passivas e as ativas. Uma meditação passiva é executada da maneira tradicional, em que a pessoa fica em uma posição confortável, com os olhos abertos ou fechados, respirando profundamente. Já a meditação ativa é o oposto; pode ser feita enquanto a pessoa está em movimento, isto é, fazendo outras tarefas, como cozinhando, caminhando, limpando a casa, etc.

A meditação ativa mais famosa é feita durante a caminhada. Nela, você coloca toda a sua concentração nos passos, depois na forma como você caminha e como sente o contato dos pés no solo. Assim, o ideal é realizar a meditação em um ambiente calmo, já conhecido e com os pés descalços.

Por causa da pandemia, neste primeiro momento prefira realizar a meditação ativa na sua casa. Você também pode mostrar o exercício para as crianças e estimular a atenção plena delas. A mente dos(as) pequenos(as) ficará mais relaxada, possibilitando que eles compreendam melhor as lições da escola e que tenham calma para continuar respeitando a quarentena.

Assim, durante uma tarefa, faça a meditação ativa observando alguns detalhes da sua ação.

  • Mantenha a mente focada na atividade: pense no que você está fazendo;
  • Observe o movimento das suas mãos ou dos pés;
  • Sinta a textura dos objetos que você está utilizando;
  • Olhe para as roupas que você está usando;
  • Perceba se há algum aroma no ambiente;
  • Sinta, também, a temperatura do local no seu corpo;
  • Se algum pensamento surgir, reflita sobre ele e o deixe ir.

Você não precisa seguir essa lista, porque o objetivo dela é apenas ser um guia para você iniciar a prática. O principal é não prender a mente em eventos do futuro ou do passado. A meditação ativa funciona quando você se desconecta do mundo para viver o seu próprio presente.

Se você é uma pessoa mais agitada, não deixe de tentar fazer esse exercício de meditação. Principalmente nos momentos que precisar de mais calma, para pensar melhor; respire profundamente e comece a meditar. Não há tempo mínimo ou máximo, muito menos restrição de idade. 

A música é uma ferramenta que também pode ajudar esse processo de concentração e atenção plena. Utilizar as melodias que você mais gosta e que sejam estimulantes da sua paz interna é um ato de autocuidado. Portanto, comece hoje mesmo a fazer a meditação ativa.

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João Bidu
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