Globo tem audiência afetada pela fuga de público no período das festas de fim de ano
Calor, férias escolares, viagens e atrações na rua tiram parte numerosa de pessoas da frente da TV
Chegou o verão e, com ele, um pesadelo para os canais de televisão. Tradicionalmente, o número de aparelhos ligados cai em dezembro.
Uma conjunção de fatores — incluindo viagens em família e temperaturas altas que convidam a ficar na rua até mais tarde — interrompe o hábito de ver TV toda noite.
Na segunda-feira (22), por exemplo, os números de audiência no horário nobre foram bem menores em relação às semanas anteriores.
A novela ‘Três Graças’ registrou média de 20.2 pontos ante 22.5 no dia 15 e 23.0 no dia 8.
O ‘Jornal Nacional’ caiu de 22.7 (dia 8) e 23.4 (dia 15) para 19.3 pontos no início desta semana.
Na ‘média dia’ (das 7h às 0h), a Globo teve 2 pontos a menos do que na segunda retrasada, na aferição realizada na Grande São Paulo.
Os canais não têm o que fazer diante desta queda no Ibope. A migração gradual do público para o consumo sob demanda — streaming, redes sociais e vídeos curtos — tende a se intensificar justamente em períodos de menor compromisso com a rotina.
O clima festivo de dezembro faz o telespectador se sentir menos preso a horários fixos e mais inclinado a escolher o que e quando assistir. Muita gente dá prioridade às experiências sazonais fora de casa e esquece a programação da TV.