Entenda por que as Havaianas estão sendo atacadas pela direita
Propaganda estrelada pela atriz Fernanda Torres é alvo de protestos entre políticos e militantes ligados ao bolsonarismo
Políticos e militantes de direita iniciaram um boicote às Havaianas após propaganda com Fernanda Torres, acusando mensagem política contrária ao bolsonarismo, intensificando críticas já presentes desde sua atuação em filme sobre o regime militar.
Neste domingo, 21, políticos e militantes de direita estão puxando coro de boicote contra as Havaianas. Isso porque, segundo eles, a atriz Fernanda Torres aparece em propaganda da marca falando para não se começar o ano com o “pé direito”.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
“A partir de hoje, nem todo mundo usará…”, escreveu o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), em story no Instagram. “Se as Havaianas não nos querem, nós também não queremos as Havaianas”, declarou a também deputada federal Bia Kicis (PL-DF).
Em um segundo vídeo, Kicis ainda se gravou jogando um pare de chinelos da marca em um cesto de lixo.
Importante ressaltar que a propaganda não faz qualquer crítica a direita. Após recomendar não iniciar o ano com o “pé direito”, Fernanda Torres completa: “O que eu desejo é que você comece o Ano Novo com os dois pés. Os dois pés na porta, os dois pés na estrada, os dois pés na jaca, os dois pés onde você quiser. Vai com tudo, de corpo e alma, da cabeça aos pés.”
Desde a campanha do filme Ainda Estou Aqui (2024) para o Oscar deste ano, Fernando Torres virou alvo do espectro político em questão, uma vez que o filme é uma denúncia sobre um crime cometido pelo regime militar no país (1964–1985) — período defendido e enaltecido pela direita.