PUBLICIDADE

Mapa do autoconhecimento: 5 passos para descobrir sua autenticidade

Conhecer suas qualidades e defeitos é importante para saber a marca que deseja deixar no mundo

26 out 2021 15h02
| atualizado às 15h41
ver comentários
Publicidade
Conhecer suas qualidades e defeitos é importante para saber a marca que deseja deixar no mundo - Shutterstock
Conhecer suas qualidades e defeitos é importante para saber a marca que deseja deixar no mundo - Shutterstock
Foto: João Bidu

"Como você se descreve?": essa é uma das perguntas mais recorrentes em entrevistas de emprego e muitas pessoas não sabem como respondê-la. Saber quem é você é fundamental para orientar decisões, planejar os objetivos e como conquistá-los. Se não temos esse autoconhecimento, é difícil compreender os próprios sentimentos em algumas situações e podemos nos tornar inseguros quanto às escolhas que fazemos.

É certo que à medida que a pessoa descobre as suas potencialidades e percebe que é capaz de se aperfeiçoar e se desenvolver quando necessário, torna-se mais forte. Além disso, é importante ressaltar que ninguém se torna autêntico sem antes compreender a si mesmo e o universo ao seu redor.

QUER SABER O QUE OS ASTROS RESERVAM PARA O SEU DIA? CONFIRA O HORÓSCOPO DE HOJE NO SITE DO JOÃO BIDU! 

Se você deseja se descobrir e conhecer melhor o seu 'eu interior', assim como decidir o que pretende mudar, de que forma cultivar a autoaceitação e tomar decisões mais conscientes, siga o mapa do autoconhecimento:

Roteiro para se conhecer

1. Modo de agir

De que forma você administra suas vontades? Quando não conquista aquilo que deseja, fica estressado ou pensa em recomeçar tranquilamente? É mais assertivo ou possui várias dúvidas e as deixa transparecer?

2. Filtre o que faz bem!

Quais lugares trazem mais bem-estar? Que tipo de atividades proporcionam mais prazer? Ao lado de pessoas com quais personalidades você mais se sente bem? Quais acontecimentos provocam a sensação de "brilho nos olhos"? Essa etapa serve como orientação para o caminho que deseja seguir.

3. Visão externa

Peça uma espécie de feedback de quem está presente no seu dia a dia. Pergunte a essas pessoas o que você faz bem e o que poderia melhorar. Se possível, questione sobre exemplos de situações. Assim, saberá quais características deseja abandonar, manter ou aperfeiçoar.

4. Pontos fortes e fracos

Em uma folha de papel ou um arquivo de texto, faça duas colunas. A primeira com itens em que se considera bom, elementos que foi elogiado ou no que se destaca. A segunda deve conter informações sobre o que atrapalha seu desempenho, pontos de melhoria e do que sente falta para conquistar seus objetivos.

5. Assinatura própria

Qual é a marca que quer deixar no mundo? Do que imagina que as pessoas que passaram por sua vida se lembram ao mencionarem seu nome? Você fica feliz com isso? O que desejaria, de verdade, que fosse?

Shutterstock
Shutterstock
Foto: João Bidu

Além deste mapa com o roteiro para se conhecer melhor, você também pode embarcar na Jornada da Transformação, um webinário que aborda temas como inteligência emocional, autoconhecimento e numerologia. Nesta jornada, especialistas orientam de forma prática como mudar sua vida para melhor, de dentro para fora.   

João Bidu
Publicidade
Publicidade