PUBLICIDADE

Santo Antônio é Exu? Entenda a ligação e o sincretismo entre essas duas forças poderosas

Venha entender um pouco mais sobre as diferenças e as causas do sincretismo entre Santo Antônio e Exú

13 jun 2024 - 09h36
(atualizado às 10h43)
Compartilhar
Exibir comentários
Entenda o sincretismo entre Santo Antônio e Exu
Entenda o sincretismo entre Santo Antônio e Exu
Foto: João Bidu / Divulgação / João Bidu

"Pisei na pedra, a pedra balançou, o mundo estava torto, Santo Antônio endireitou…". O Peregrino e o Orixá das ruas se encontram nessa encruzilhada de mundos, ideologias e pensamentos que se tocam, não se misturam. Venha entender um pouco mais sobre as diferenças e as causas do sincretismo entre Santo Antônio e Exú e como se conectar com essas forças do nosso pai divino e criador.

Santo Antônio, o santo democrático?

O peregrino Santo Antônio, um santo franciscano, ficou famoso por desafiar os ricos, compartilhar com os menos afortunados, abdicando-se da sua vida material para se dedicar ao bem-estar do próximo. Santo Antônio foi um grande erudito e professor que viveu a sua vida pregando o amor, a caridade e realizando milagres de curas nos seus sermões na igreja. Diz a lenda que Antônio ajudava as moças pobres a encontrar maridos, sendo eternizado, assim, como santo casamenteiro.

Quem é Exu, o mensageiro dos orixás?

É muito complexo se explicar Exu. Porém, é muito fácil dizer o que Exu não seja somente a divindade ou entidade que baixam nos terreiros de Umbanda - entidades essas que recebem o nome de Exu porque trabalham na força e magia deste grande Orixá. Exu é uma divindade do povo Iorubá, tem o  seu nome Èṣù, que significa: esfera. É conhecido por muitas qualidades, entre elas, ser o mensageiro e o senhor das encruzilhadas, sendo ele quem faz o intermédio entre os humanos e os orixás. Exú também é o senhor das porteiras e das portas, sendo aquele que é o primeiro a ser reverenciado. O Orixá mensageiro também está ligado à vitalidade, potência, energia, força e a sexualidade. Exu é o princípio da transformação, é aquele que movimenta a vida e faz surgir a possibilidade da impossibilidade, pois "Exu acertou um pássaro ontem com uma pedra que lançou hoje".

A encruzilhada de Santo Antônio, Exu e o dia 13 de junho

Existe ligação popular entre Santo Antônio e Exu e é muito falado que o sincretismo religioso foi muito importante para que as tradições afro religiosas pudessem sobreviver. Por isso, ambos são celebrados no dia 13 de Junho e se encontram nessa encruzilhada o santo casamenteiro, que também é conhecido por sua sabedoria e por ser um peregrino. Caminhando por diversos lugares, se esbarra em Exu, que é a divindade da comunicação, vitalidade e fertilidade masculina. 

Duas forças para um mesmo caminho

Essas duas forças  se tocam muito além do que apenas os desejos carnais, mas sim da alma, trazendo para aqueles que precisam de um amparo e caminhos. é sempre bom lembrar que a união matrimonial vai muito além apenas do físico, mas do encontro de almas, pois entre o coração de dois amantes existe uma encruzilhada e lá pulsa o amor, o fogo da vida. Nessa união de mundos, modos e pensamentos, entendemos o  verdadeiro encantamento, afastando a solidão e o adoecimento da vida. Santo Antônio erudito leva o conhecimento e a sabedoria curando milagrosamente em seus sermões, assim como Exu, que conhece todas encruzilhadas e caminhos, nos ajuda a nos comunicarmos e a ouvirmos.

Como se conectar com essas energias?

Hoje, ofereço uma estratégia diferente de simplesmente afogar o santo no copo de água: assim como Santo Antônio pregou e viveu a sua vida de forma simples, mas de coração, acenda uma vela branca no espaço que reservou para fazer um altar em sua casa e eleve o seu pensamento a Deus criador e a Santo Antônio. Peça que a luz daquela vela ilumine a sua vida, faça os seus pedidos com fé e com o coração, mas não se esqueça de pedir e de praticar a reforma íntima diariamente, pois é cuidado do jardim que o beija-flor vem.

Firmeza para Exu

É importante lembrar que Exu, seja o orixá ou as entidades Exus, são forças ou ancestrais cultuados nas religiões de matriz africana. Portanto, cada local tem a sua maneira de culto e de se relacionar com essa energia. É importante lembrar também que não existe ligação alguma com o ser conhecido como "Diabo", originário da cultura ocidental e das religiões judaico-cristãs.

Acenda uma vela bicolor preta e vermelha ou branca, separe um copo de cachaça e um charuto. Assim como na simpatia para Santo Antônio, faça uma oração mentalizando e pedindo aquilo que você deseja.

Que neste dia 13 de Junho, Exu e Santo Antônio possam dar uma volta lá fora e proteger nossa cabeça e coração. Seja no altar ou na encruzilhada, cada um merece seu espaço, sendo respeitado e louvado com consciência e carinho, pois amor e paz de Deus, suas grandes lições, independe de religião.

João Bidu
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade