PUBLICIDADE

Por que somos tão apaixonados por futebol?

Publicidade

A pessoa pode trocar de cônjuge, casa ou trabalho, mas a paixão por futebol permanece intocada. E paixão não se explica, acontece. No Brasil é quase obrigatório, um impulso que deixa o corpo em estado de beatificação, pois eleva a alma. É o amor da força nacional, e o amor vence tudo.

A paixão não é eterna, menos mal. Ela se transforma com o tempo em amor, algo mais duradouro e eterno. Quem vê um torcedor apaixonado por futebol sabe que isto deixa sua essência mais completa, para obter uma imensa sensação de plenitude.

Alguns se sentem mais vivos com esta paixão interior, que é a chama da vida humana, o fogo no peito que torna qualquer um mais confiante. Este fogo nos leva ao entusiasmo, palavra derivada de entheos que significa deus interior. Portanto, quando alinhamos nossa vida com um propósito superior abrimos ao fluxo da sabedoria em nossa psique. Se você deseja ser feliz, fique o mais perto possível do canal onde flui sua vida.

O historiador e professor do departamento de teoria literária da Unicamp (Campinas) Leonardo Affonso de Miranda Pereira explica que o futebol pode ser oficializado como a paixão nacional e os motivos para essa afirmação são quatro: sempre foi popular (fácil de praticá-lo), está relacionado à diversão (nas agremiações mais populares era comum misturar futebol e carnaval), é a representação do nosso país, pois a população se identifica com os jogadores (em 1938 o sentimento nacional se consolidou em torno do futebol), além da convicção de que o Brasil tem o melhor futebol do mundo.

Alguns sociólogos dizem que para conhecer uma sociedade, basta saber qual é o esporte mais popular do país. Acertaram em cheio, pois somos realmente um povo apaixonado onde os torcedores se esquecem de todos os problemas.

Nosso futebol está associado à criatividade; uma mescla de arte corporal e mental cuja finalidade é obter a plenitude, a felicidade.

Quer saber mais sobre o trabalho de Monica Buonfiglio, ou entrar em contato com ela, clique aqui.

Alguns se sentem mais vivos com esta paixão interior, que é a chama da vida humana
Alguns se sentem mais vivos com esta paixão interior, que é a chama da vida humana
Foto: Getty Images
Fonte: Especial para Terra
Publicidade