Excesso de espelhos provoca estresse no 'BBB', diz Feng Shui
Nem bem o ano começa e lá vem mais uma edição da "casa mais famosa do Brasil" invadindo os lares de milhares de famílias em horário nobre na TV. Uma casa até mais famosa do que o cenário do programa de Ana Maria Braga, na mesma emissora. E pelo quarto ano consecutivo, escrevo um artigo analisando a energia desta casa pela ótica do Feng Shui.
»Conheça o poder e a proteção das sete ervas
» Siga o Vida e Estilo no Twitter
» vc repórter: mande fotos e notícias
Quando começo a pensar que não teria muito o que escrever sobre a casa que abriga o BBB11, sou surpreendido pela decoração energizada da casa. Parabenizo quem idealizou o projeto pelo colorido, pela preocupação com a ecologia e boas energias dos ambientes.
A cozinha e a sala de jantar multicolorida estão um deslumbre e não dá vontade de sair. A sala da TV ecologicamente correta. Varandas espaçosas, coloridas e arejadas. Piscina e jardim em uma integração perfeita de paisagismo. Academia com teto de vidro que faz economizar luz. O quarto dos doces é o sonho de qualquer menina e adolescente. O do líder faz inveja a muitas suítes de motel de luxo por aí. Banheiro espaçoso e bem iluminado. Pena que é azul. Um deslize para o Feng Shui.
Outros deslizes que se repetem em todas as edições são os quartos sem janela e o excesso de espelhos - o que provoca estresse nas pessoas, as deixando mais competitivas e até violentas.
Já no lado B da casa, há outro tipo de casa mais fria e sóbria, mecânica, cheia de engrenagens e mais pobre. Uma alusão ao choque entre ricos e pobres? Mesmo que for, uma energia interessante.
Em resumo, de todas as edições que já analisei esta casa, esta é uma das mais interessantes para copiar a decoração e ambientes. Ou seja, é uma casa boa para ver e se inspirar. Certo? Errado.
Uma coisa é olhar os ambientes para ter ideias de decoração e de boas ou más energias. Outra bem diferente é chamar o imóvel do BBB 11 de "casa" ou inspirar-se neste imóvel e no que acontece dentro dele como exemplos para uma família e residência.
Qualquer dicionário dará o conceito de casa ou residência como "uma parede artificial construída pelo ser humano cuja função é constituir-se de um espaço de moradia para um indivíduo ou conjunto de indivíduos, de tal forma que eles estejam protegidos dos fenômenos naturais exteriores, como a precipitação, o vento, calor e frio, além de servir de refúgio contra ataques de terceiros". Ou seja, um imóvel para morar e se proteger.
O que me preocupa é o significado de casa como lar, que apresenta uma conotação mais afetiva e pessoal: é a casa vista como o lugar próprio de um indivíduo, onde este tem a sua privacidade e onde a parte mais significativa da sua vida pessoal se desenrola. Ou a definição de casa associado a família ou a seio familar.
Como vejo o Bial falar a "casa mais famosa do Brasil", eu entendo como a casa BBB11, e seus moradores como a representação da típica família brasileira.
Exagero? Não acredito. Vejo o BBB11 como uma "casa de férias", cheia de garotas frutas e meninos bombados prontos para mais uma festa ou uma "diversão embaixo do edredon". Isto não é nada familar.
Sinceridade: o BBB11 é, na verdade, uma grande vitrine de vaidades e exibicionismo. Por isso é cheia de espelhos. Não tem nada de casa, lar e nem é tão famosa.
Casa famosa é a da minha família onde vivo com minha mulher. Ou a casa onde eu e meu irmão fomos criados e educados por nossos pais italianos. É onde o carinho e o respeito nunca faltaram.
Casa famosa é a sua, leitora, onde você vive e mora só ou com a sua familia. Que me desculpe o BBB, mas nossos lares e familia não merecem tal energia.
Ficou com dúvida? Quer saber mais sobre o trabalho de Franco Guizzetti, ou entrar em contato com ele, clique aqui.