O que significa uma pessoa agradecer muito, segundo a psicologia
Psicologia explica por que pessoas gratas tendem a ser mais felizes e empáticas!
Dizer obrigado é um dos principais ensinamentos recebidos durante a infância. À medida que crescem, algumas pessoas deixam de lado esse gesto, enquanto outras o adotam como um hábito de vida e agradecem até os menores gestos do dia a dia.
Nesse sentido, a psicologia relaciona a gratidão a certos traços comuns de personalidade, assim como também a aponta como um fator fundamental para ser feliz. Não se trata apenas de dizer obrigado em situações específicas, mas também de estar consciente das coisas positivas da vida e sentir-se afortunado.
Como são as pessoas que agradecem com frequência
Um artigo publicado no Greater Good Science Center, da Universidade da Califórnia (EUA) — instituição que estuda a psicologia, a sociologia e a neurociência do bem-estar — explica que a gratidão funciona como um duplo reconhecimento: de que existe algo positivo e, além disso, de que esse "algo" não surge do esforço próprio, mas vem de fora.
Nesse sentido, destaca-se que o gesto de agradecer de maneira frequente está relacionado a perceber o valor da vida e atribuí-lo, ao menos em parte, a outras pessoas, circunstâncias ou fatores externos.
Por outro lado, o fato de agradecer de forma recorrente está fortemente ligado à empatia, ou seja, à capacidade de se colocar no lugar do outro. Isso porque, ao dizer obrigado, reconhece-se que a outra pessoa teve um gesto valioso que, por menor que tenha sido, implicou esforço ou consideração.
Além disso, trata-se de uma atitude que funciona para fortalecer as ...
Matérias relacionadas
O que significa uma pessoa preferir o calor ao frio, segundo a Psicologia?