Do alfabeto espiritual: M de Memória
Vou adiante no meu alfabeto de Boas Práticas de Espiritualização, nessa coluna a letra M, com a força representada pela Memória.
Note como é central na dinâmica de crescimento espiritual não deixar de lembrar e relembra os passos e experiência vividas. A Memória, caminho de compreensão.
Memória é um desses termos gerais que parecem resumir a vida espiritual. Muitas pessoas, de fato, definem espiritualidade como a busca de um propósito vinda dela, da Memória. Mas esta também é uma prática específica que pode ser aprendida, desenvolvida e aplicada. Envolve buscar o relembrar.
Exercite a Memória procurando o quadro geral que engloba suas experiências. Preste atenção nos padrões do mundo e em seu próprio comportamento. Resgate Memórias anexando analogias, metáforas, símbolos e histórias de coisas e eventos passados. Veja quais mensagens, vindas do fundo das coisas experimentadas, chegam até você quando você procura e revira nas Memórias.
Exponha-se aos vários valores atribuídos ao que você é capaz de resgatar nas suas Memórias, faça um balanço, uma avaliação retrospectiva. Aprenda mais sobre como você pode entender as coisas observando, através da Memória, como você, numa outra situação, entendeu as coisas.
O universo é um lugar amigável e tudo nele tem significado. Nada acontece por acaso. Para tudo existe um propósito. Se você hesita ao ler essas declarações, não é incomum. Vivemos em uma época de cinismo galopante. Este é um grande obstáculo à alfabetização espiritual e à prática de resgate através da Memória.
Se pensarmos que nada merece ser levado a sério, então é fácil considerar o que nos acontece como insignificante, sem sentido e caprichoso. Afinal, o que realmente importa se o universo é caracterizado por ocorrências aleatórias? Em um nível pessoal, isso se traduz no sentimento de que não há direção para nossas vidas e de que nada por nós acumulado vale a pena, ou seja, uma empobrecedora negação de tudo que é Memória.
Se o que você encontra na Memória não parece importante, é hora de trabalhar ainda mais com essa prática. Encontre, através do vai e vem da Memória, seu lugar no quadro mais amplo de possibilidades disponíveis. Eventualmente, a prática regular de Memória produz compreensão, não apenas de quem você é, mas por que você e tudo o mais é o que é e está aqui.
Vamos, participe consciente da grande aventura da Memória. Reedite e comova-se com as suas experiências passadas. Abençoado é a sábia Memória que me faculta um novo entendimento.
Quer saber mais sobre o trabalho de Marina Gold ou entrar em contato com ela, clique aqui.