0

Atraia paz de espírito com o escapulário de Nossa Senhora do Carmo

Conheça a história por trás desse objeto poderoso e duas orações especiais dedicadas à Santa

16 jul 2020
13h53
atualizado às 14h59
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Celebrada no dia 16 de julho, a divina está presente em um dos objetos católicos mais importantes para conquistar proteção: o escapulário de Nossa Senhora do Carmo. Por seus milagres, esse símbolo tem sido considerado um forte meio de encontrar a paz terrena com a ajuda dos Céus.

História do escapulário de Nossa Senhora do Carmo

A devoção à santa deu-se quando um grupo de eremitas se formou no Monte Carmelo, na Palestina, no final do século XI e início do século XII, com estilo de vida simples, demonstrando amor e devoção à Virgem Maria.

Posteriormente, o título da ordem religiosa foi alterado para Ordem dos Carmelitas e, em 1892, foi construído o Mosteiro de Nossa Senhora do Monte Carmelo - ou apenas Mosteiro de Nossa Senhora do Carmo - em função do nome local.

Em um momento de perseguições à Igreja Católica, São Simão, que foi eleito o superior da Ordem, estava rezando para Nossa Senhora, no dia 16 de julho, quando a santa apareceu entre anjos e disse: "Recebe, meu filho, este escapulário da tua Ordem, que será o penhor do privilégio que eu alcancei para ti e para todos os filhos do Carmo. Todo o que morrer com este escapulário será preservado do fogo eterno". Desde então é considerado uma relíquia poderosa contra o mal.

Seu significado

O escapulário, do latim "scapulas", significa ombro e é composto por dois pedaços de pano (nos dias de hoje há de diversos materiais), de um lado está a imagem de Nossa Senhora do Carmo e do outro, o Sagrado Coração de Jesus. O objeto deve ser abençoado por um sacerdote, já que possui aura celestial, abençoando quem o estiver usando. Diz a tradição que seu poder fica ainda maior quando é dado de presente a alguém.

O seu portador deve rezar todos os dias uma prece em louvor a santa: "Ó Senhora do Carmo, revestida de vosso escapulário, eu vos peço que ele seja para mim um sinal de vossa maternal proteção, em todas as necessidades, nos perigos e nas aflições da vida. Acompanhai-me com vossa intercessão, para que eu possa crescer na fé, esperança e caridade, seguindo a Jesus e praticando a sua palavra. Ajudai-me, ó mãe querida, para que, levando com devoção vosso santo escapulário, mereça a felicidade de morrer piedosamente com ele, na graça de Deus, e assim, alcançar a vida eterna. Amém".

Orações poderosas

Pedir bênçãos

"Nossa Senhora do Carmo! A nuvem do profeta Elias, sobre o Monte Carmelo, regou a terra, revigorou toda a natureza e alegrou o povo de Deus. Virgem santíssima, vós sois poderosa junto a Deus onipotente! Pelo vosso escapulário espalhai uma chuva de graças sobre o povo de Deus. Eu, debilitado por mil fraquezas físicas e morais, recorro a vós! Estendei-me a vossa mão bondosa: volvei para mim vosso olhar maternal e dai-me ânimo, coragem e saúde do corpo e da alma. Nossa Senhora do Carmo, socorrei as benditas almas do purgatório; não vos esqueçais de minha alma quando eu também passar pelo purgatório, aliviai meus sofrimentos, abreviai o tempo de minha dolorosa purificação e apressai minha entrada na felicidade eterna do Céu. Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós".

Clamar por proteção

"Ó Santíssima Imaculada Virgem Maria, ornamento e glória do Monte Carmelo, vós que velais tão particularmente sobre os que trazem vosso sagrado hábito, velai também bondosa sobre mim e cobri-me com o manto de vossa maternal proteção. Fortalecei minha fraqueza com o vosso poder, e dissipai, com a vossa luz, as trevas do meu coração. Aumentai em mim a fé, a esperança e a caridade. Ornai minh'alma com todas as virtudes, a fim de que ela se torne sempre mais amada de vosso divino Filho. Assisti-me durante a vida, consolai-me com a vossa amável presença na hora da morte, e apresentai-me à santíssima trindade, como vosso Filho e fiel servo vosso, para que eu possa vos louvar eternamente no céu. Assim seja".

Veja também:

Beirute: A mãe em trabalho de parto durante a explosão
Alto Astral
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade