1 evento ao vivo

A importância de encontrar um sentido para nossa existência

7 mai 2019
09h00
  • separator
  • 0
  • comentários

Em meio a tantas atividades e problemas que enfrentamos todos os dias, existe um perigo real, que é o de perder o verdadeiro sentido de nossas vidas, a verdadeira razão de viver. Quando isso acontece, entramos em um vazio existencial, perigoso, que pode apontar para uma doença psíquica como a depressão e todas as doenças resultadas da ansiedade.

A importância de encontrar um sentido para nossa existência
A importância de encontrar um sentido para nossa existência
Foto: iStock

Viktor Frankl, um psicanalista judeu que viveu anos nos campos de concentração, criador da logoterapia, a terapia do sentido da vida, costumava fazer a seguinte pergunta aos seus pacientes:

"Por que você não se suicida?"

A partir dessa pergunta, muitos de seus pacientes encontravam alguns bons motivos para viver.

Encontrar um sentido para nossas vidas nos livra de neuroses, de dramas interiores, de doenças psicossomáticas, nos ajuda a viver com mais alegria e a construir nossa própria felicidade. Estar no caminho destinado a você, o motivará a seguir em frente e superar as dores e os obstáculos que o impedem de evoluir em todas as áreas da vida. 

Quando você sentir um vazio existencial, entenda que você pode ter perdido o fio que liga a vida ao seu coração, ou seja, você perdeu o sentido de sua existência. É preciso refletir, pesquisar incansavelmente e testar, colocar em prática algumas atividades para ter certeza de que elas preenchem, de alguma maneira, seu coração. Quando estiver certo de seu destino, você pode aceitá-lo ou não. Mas se você o aceita de coração aberto, você vai sentir um forte impulso vital que vai ajudá-lo a superar os obstáculos e as tristezas. 

Existem fatores importantes neste processo, que devem ser seguidos seriamente. São eles:

  1. Olhar sempre para o futuro
  2. Não ficar alimentando neuroses e pensamentos negativos.
  3. Desejar profundamente encontrar um sentido para sua vida.
  4. Buscar adentrar um caminho espiritual.
  5. Quando surgirem conflitos, tente compreendê-los.
  6. O sentido de vida deve estar alinhado com seus próprios princípios morais.

Sem um sentido verdadeiro, a frustração existencial pode tomar conta de sua vida, mas é somente quando ela chega, que podemos tomar impulso na direção da busca desse sentido. Segundo a logoterapia, essa frustração funciona como uma espécie de angústia espiritual, que leva você ao seu verdadeiro caminho, seu verdadeiro destino.

Veja também:

Fonte: Eunice Ferrari
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade