PUBLICIDADE

Dia de São Mateus: veja a oração do santo evangelista

Confira a história e a oração de São Mateus

21 set 2020 - 16h19
(atualizado às 17h01)
Compartilhar
Exibir comentários
Estátua de São Mateus Evangelista -
Estátua de São Mateus Evangelista -
Foto: Dimitris Vetsikas/Pixabay / João Bidu

Antes de seguir Jesus Cristo, São Mateus era um homem muito rico que exercia a função de cobrar os impostos. No passado, essa profissão não era admirável, uma vez que a população não tinha recursos suficientes para pagar os altos impostos.

São Mateus abandonou a sua vida de abundância, além do cargo de coletor de impostos, quando Cristo passou por ele e disse "segue-me". Feliz por ter ouvido o Filho de Deus, São Mateus prometeu que se dedicaria em seguir e propagar os ensinamentos divinos. 

O santo foi quem escreveu o primeiro evangelho da Bíblia e nunca deixou de espalhar as palavras de Jesus Cristo para converter os corações. Após a crucificação do Filho de Deus, São Mateus continuou sua jornada passando por diversos lugares para evangelizar a população. Por meio das narrativas acerca da ressurreição e de outros milagres, o santo ajudou no crescimento do número de seguidores de Jesus Cristo.

São Mateus, que significa "Dom de Deus", então, foi um dos doze apóstolos que não pestanejou em ser fiel a Cristo. Por causa do trabalho de fiscal financeiro que realizava antes de conhecer o poder de Deus, o santo é considerado protetor dos banqueiros e dos contabilistas, além de ser um auxílio divino para ter equilíbrio e boa temperança no controle das finanças.

A celebração do Dia de São Mateus Evangelista ocorre em 21 de setembro. Assim, se você está em um momento de dificuldade com as despesas, não perca tempo e recorra a benção do santo por meio das orações a São Mateus. Aproveite este dia para deixar o seu lar mais equilibrado e acabe com as preocupações sobre dinheiro e dívidas. São Mateus irá te socorrer e iluminará a sua mente para você fazer um melhor planejamento financeiro. 

Oração a São Mateus

"São Mateus que deixastes a riqueza para seguir com entusiasmo o chamado do Mestre, fazendo da pobreza um hino de louvor a Jesus, intercedei por mim, que me encontro em aflição. Vós que ouvistes do mestre as palavras: 'Não ajunteis para vós os tesouros da terra, a onde a traça e o caruncho os destroem, e onde os ladrões arrombam e roubam, mas ajuntai para vós os tesouros dos céus!", ensinai-me ó São Mateus o verdadeiro valor das coisas terrenas e não permiti que a ganância e a soberba dirijam meus atos. Protegei o que é meu e de minha família da ganância e do alcance alheio, para que as minhas posses não lhes causem cobiça nem ensejam atos ilícitos desvairados. Ensinai-me por fim a juntar tesouros no céu e a servir a Deus e não ao dinheiro. Escute a minha oração São Mateus. Amém."

João Bidu
Compartilhar
Publicidade
Publicidade