Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Dia de São Cosme e Damião: história, orações e simpatias

União pela fé: 27 de setembro é celebrado o Dia de São Cosme e Damião, no catolicismo, e Dia dos Ibejis, no Candomblé.

30 set 2024 - 15h23
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O Dia de São Cosme e Damião é celebrado anualmente no dia 27 de setembro no Brasil, com missas, celebrações e distribuição de doces e guloseimas.
Imagem mostra São Cosme e Damião.
Imagem mostra São Cosme e Damião.
Foto: Alto Astral

Quem nunca ouviu dizer que setembro é mês dos santos gêmeos? Pois é! 

O Dia de São Cosme e Damião é uma das celebrações mais tradicionais e queridas no Brasil, especialmente entre as crianças e nas comunidades religiosas.

Conhecido por distribuir doces e guloseimas, o dia homenageia os santos gêmeos, tanto no catolicismo quanto nas religiões de matriz africana, como o candomblé.

A data também é acompanhada por festas populares e rituais, especialmente no Nordeste, onde o caruru e a devoção, passada de geração em geração, aos santos ganham destaque.

Manter viva tradições como essa não só preserva uma prática cultural e religiosa importante para a cultura brasileira, mas também, proporciona um momento de alegria e felicidade para as crianças.

Quando é o Dia de São Cosme e Damião?

Embora outubro seja o mês das crianças, setembro é mês de ver crianças correndo em busca de doces e pessoas pagando promessas que fizeram em anos anteriores. 

O dia de São Cosme e Damião é celebrado anualmente no dia 27 de setembro no Brasil. 

Ainda no dia 26, se iniciam as celebrações sagradas ao redor do Brasil. Missas e celebrações marcam o dia de agradecer as bênçãos concedidas pelos gêmeos, reunindo devotos tanto na Igreja Católica, quanto em terreiros de Candomblé e outras religiões de matriz africana para celebrar a alegria dos Ibejis.

Como surgiu o Dia de São Cosme e Damião?

A história de Cosme e Damião não é brasileira, pelo contrário. Contam que os irmãos gêmeos viviam na cidade de Egéia, na Arábia e eram de uma família que tinha condições e ensinaram tudo sobre Jesus.

Assim, se tornaram médicos e utilizaram da medicina para cuidar de quem precisa: pessoas e animais, sempre por caridade.

Após a proibição do catolicismo, os gêmeos foram presos acusados de feitiçaria e foram condenados à morte. 

No Brasil, a devoção a Cosme e Damião ganhou força não apenas pela influência do catolicismo, mas também através da forte presença das religiões africanas, que através do processo de sincretismo, associam os santos aos orixás Ibeji, deuses gêmeos crianças, da alegria e da proteção. 

O que é celebrado no Dia de São Cosme e Damião?

Para muitos, o ato de distribuir doces é uma forma de agradecer bênçãos recebidas ou cumprir promessas feitas aos santos. A doação de doces para as crianças simboliza a pureza e a alegria associada aos gêmeos.

Na Bahia, por exemplo, a tradição vai além da distribuição de doces, com a realização do Caruru de Cosme e Damião, um prato típico oferecido como forma de agradecimento e devoção. 

O caruru é uma comida preparada com quiabo, camarão seco, dendê, cebola, amendoim, castanha e gengibre e a tradição é servir para sete meninos, em um ato chamado de “balbúrdia”, convidando as crianças a se sentarem em roda e se alimentarem em um alguidar, uma espécie de bacia.

Após servir os meninos, os demais convidados podem desfrutar da refeição, que simboliza fartura e generosidade. Uma superstição muito conhecida na Bahia é que, se você pegar um quiabo no caruru, precisará preparar o caruru no ano seguinte. Mais do que uma refeição, a partilha do caruru representa generosidade, fé e o compromisso com a comunidade. 

Oração de São Cosme e Damião

A devoção aos santos também é manifestada por meio de orações que buscam proteção e saúde. Muitas pessoas fazem promessas, principalmente em situações que envolvem crianças. Abaixo, a oração tradicional de São Cosme e Damião:

“São Cosme e Damião, que, por amor a Deus e ao próximo, vos dedicastes à cura do corpo e da alma de vossos semelhantes. Abençoai os médicos e farmacêuticos, medicai o meu corpo na doença e fortalecei a minha alma contra a superstição e todas as práticas do mal. Que vossa inocência e simplicidade acompanhem e protejam todas as nossas crianças. Que a alegria da consciência tranquila, que sempre vos acompanhou, repouse também em meu coração. Que vossa proteção, São Cosme e Damião, conserve meu coração simples e sincero. Senhor nosso Deus, que dissipais as trevas da ignorância com a luz de Cristo, vossa Palavra, fortalecei a fé em nossos corações, para que nenhuma tentação apague a chama acesa por vossa graça. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. São Cosme e São Damião, rogai por nós!”.

Simpatia de São Cosme e Damião

Além das orações, há várias simpatias populares ligadas aos santos gêmeos. Uma das mais conhecidas é a simpatia para pedir proteção e saúde às crianças.

Isso porque, São Cosme e Damião são considerados os protetores das crianças, sobretudo daqueles que nascem gêmeos ou com alguma enfermidade.

Simpatia para proteção das crianças

Materiais

  • 2 velas brancas
  • Doces variados (balas variadas, chocolates, cocadas, paçocas e pirulitos, por exemplo) 
  • 1 de São Cosme e Damião.

Modo de fazer

No dia 27 de setembro, monte um altar simples com a imagem dos santos, acenda as velas brancas e ofereça os doces. Faça uma oração pedindo a proteção dos santos para as crianças da sua casa. Depois, distribua os doces para as crianças que vierem à sua casa ou entregue para as crianças que cruzarem o seu caminho.

Simpatia para acalmar as crianças

Materiais

  • 1 imagem de São Cosme e Damião
  • 1 papel branco
  • 1 lápis
  • 7 bombons de chocolate sem o papel
  • 1 pratinho de louça branco
  • 21 velas coloridas, exceto preto e vermelho

Modo de fazer

Escolha um local da casa em que colocará a simpatia. Então, coloque a vela e acenda ao lado da imagem. Depois, escreva o nome da criança no papel sete vezes, coloque no prato e disponha os bombons sobre ele. Ofereça a São Cosme e Damião e coloque o prato aos pés da imagem, reforçando o seu pedido para que a criança se acalme e fique tranquila.

Deixe a simpatia no mesmo lugar por 21 dias, sempre acendendo uma nova vela por dia. Terminado os 21 dias, pegue o prato com os bombons e deixe-o ao pé de uma árvore florida.

Quer saber mais sobre datas como o Dia de São Cosme e Damião? Acompanhe a editoria Horóscopo do Terra!

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade