1 evento ao vivo

Dia de Santa Mônica: oração para a salvação de um filho

Confira a história e a oração de Santa Mônica

27 ago 2020
13h13
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Tenha mais proteção com ajuda de Santa Mônica -
Tenha mais proteção com ajuda de Santa Mônica -
Foto: Reprodução/Wikimedia Commons / João Bidu

Ser mãe não é uma tarefa fácil, não é? Tomar conta, dar broncas e observar os(as) filhos(as) são atitudes que exigem bastante paciência. Isso porque, por vezes, os(as) pequenos(as) buscam constantemente desafiar os pais. Entretanto, o problema torna-se maior quando a situação sai do controle. Nessas horas, a saída pode estar na padroeira das mães desesperadas: Santa Mônica.

Referência quando os assuntos são calma e força, a mãe de Santo Agostinho (354-430) é celebrada no dia 27 de agosto em homenagem a luta e ao amor incondicional que demonstrou em vida. Também protetora das esposas, a santa teve uma trajetória marcada pelo constante cuidado que teve com seus filhos e pela devoção a Deus.

Comemore, então, o dia de Santa Mônica conhecendo a história dessa mãe valente e realizando a oração à santa por um(a) filho(a) desobediente, que precisa retornar para o bom caminho.

Dia de Santa Mônica: uma história de fé

Nascida em Tagaste - atual Souk Ahras, na Argélia -, Santa Mônica foi obrigada a se casar logo cedo. O marido, um nobre chamado Patrício, não lhe rendeu um bom matrimônio e agia de forma rude e violenta. A saída encontrada pela mulher foi recorrer as orações para resolver a rotina conflituosa.

Do casamento nasceram três crianças: Navigius, Perpétua e Agostinho. Os dois mais velhos seguiram os ensinamentos da mãe, porém o terceiro tornou-se rebelde. Santa Mônica acompanhou o ceticismo do filho desde pequeno quanto a religião.

Contudo, movida pela fé, nunca deixou de desejar a salvação do mais novo dizendo "uma única coisa me faz desejar viver ainda um pouco, é ver-te cristão antes de morrer". O desejo, como conhecido, foi concretizado.

O santo, também conhecido como Agostinho de Hipona, foi batizado aos 32 anos pelo bispo Aurélio Ambrósio e tornou-se um dos grandes nomes da fé cristã. Suas obras que vão de filosofia a teologia são até hoje analisados por estudiosos das áreas. Pouco tempo depois da conversão de Agostinho, sua mãe faleceu.

Portanto, a fé de Santa Mônica salvou o filho de um destino cruel e, da mesma maneira, é possível pedir proteção e salvação para um(a) filho(a) rebelde por meio da constante oração. 

Oração à Santa Mônica

Prece para salvação de um(a) filho(a)

"Ó Santa Mônica, que pela oração e pelas lágrimas alcançastes de Deus a conversão de vosso filho transviado, depois santo, Santo Agostinho, olhai para o meu coração amargurado pelo comportamento do meu(minha) filho(a) desobediente, rebelde e inconformado(a), que tantos dissabores causou ao meu coração e a toda a família. Que vossas orações se juntem com as minhas para comover o bom Deus, a fim de que Ele faça meu(minha) filho(a) entrar em si e voltar ao bom caminho. Santa Mônica, fazei que o Pai do Céu chame de volta à casa paterna o filho pródigo. Dai-me esta alegria e eu serei sempre agradecida. Santo Agostinho, rogai por nós. Santa Mônica, atendei-me. Amém."

Veja também:

Beirute: A mãe em trabalho de parto durante a explosão
João Bidu
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade