PUBLICIDADE

Como reconhecer e lidar com os vampiros de energia

17 jun 2022 17h12
ver comentários
Publicidade
Aprenda a se blindar dos vampiros de energia
Aprenda a se blindar dos vampiros de energia
Foto: Shutterstock / João Bidu

Os vampiros de energia são pessoas que, intencionalmente ou não, sugam sua energia emocional. Elas se alimentam de sua vontade de ouvi-los e de cuidar deles, deixando-o exausto e sobrecarregado. Eles podem estar em qualquer lugar e ser qualquer pessoa - cônjuge, seu melhor amigo, seu colega de quarto ou seu vizinho. Aprender a identificar e responder a esse comportamento tóxico pode ajudá-lo a preservar sua energia e a se proteger de uma grande quantidade de sofrimento emocional - e físico. 

Eles não assumem responsabilidade

Os vampiros de energia são, muitas vezes, carismáticos e podem escapar de muitos problemas por causa desse charme. São astutos e colocam defeitos nas pessoas em quase todas as situações. Eles nunca aceitam que podem ser culpados de algo e, muitas vezes, você fica com a culpa por algo pelo que eles foram os verdadeiros responsáveis.

Eles estão sempre fazendo algum tipo de drama

Eles sempre se encontram no meio de uma catástrofe, assumindo um comportamento emocional e dramático. Quando eles estão com alguém, jogam esse drama em cima da pessoa na esperança de que ela o absorva e resolva o problema para eles.

Vampiros de Energia sempre querem te superar em algo

Ele nunca gosta de ser pior do que alguém em algo - ele não quer compartilhar com ninguém um lugar sob os holofotes. Essa é uma de suas muitas tendências narcisistas, pois não conseguem sentir felicidade genuína por outra pessoa. Então, preferem sugar a energia do outro para alimentar suas demandas emocionais.

Eles diminuem seus problemas e só se importam com os deles

Se alimentam de sua energia emocional e, se você está triste ou chateado, eles não têm do que se alimentar. Então, para sugar o máximo, os vampiros de energia vão voltar a atenção da discussão para si mesmos, transformando o motivo do desânimo do outro em algo positivo, apenas para mostrar que estão piores. Assim, eles continuam se alimentando da sua energia emocional.

Eles usam suas qualidades contra você

Pessoas sensíveis e compassivas são os principais alvos dos vampiros energéticos. Se você oferece um ombro amigo, tem um coração bondoso e uma energia muito positiva, os vampiros de energia usam suas próprias qualidades contra você, sugando sua vitalidade.

Vampiros de energia são codependentes

A codependência é um tipo de relacionamento em que cada ação é projetada para provocar uma certa reação no outro indivíduo. É um ciclo vicioso de comportamento, mas os vampiros de energia raramente reconhecem que estão nele. Eles usam esses relacionamentos - geralmente românticos - para continuar gerando um ciclo de drama e necessidade emocional.

Por que é importante reconhecê-los e o que fazer depois?

Vampiros de energia exigem muito das pessoas que têm como alvo. Essa drenagem contínua pode ter um grande efeito em seu bem-estar. Com o tempo, o excesso de estresse pode levar à ansiedade, depressão, doenças cardíacas e muito mais. É por isso que é importante reconhecer os comportamentos de um vampiro emocional e, depois, agir. Isso pode significar colocar barreiras para se proteger contra um vampiro de energia ou remover a pessoa completamente de sua vida. Experimente as ideias a seguir até que você se sinta no controle e protegido.

Estabeleça limites

Embora isso possa ser mais fácil dizer do que fazer, você pode e deve estabelecer áreas de sua vida nas quais você não permitirá que um vampiro de energia entre. Não aceite convites para eventos sociais como jantares ou encontros para tomar café. Evite viagens de fim de semana e outros eventos prolongados em que eles estarão presentes.

No trabalho, você pode limitar as interações entre vocês dois, não o acompanhando nos almoços e não parando na mesa deles para conversar. Você pode precisar começar pequeno, concentrando-se apenas em algumas áreas, para, depois, expandir os limites.

Modifique seus comportamentos em relação a eles

Você não pode mudar um vampiro de energia, mas pode modificar o que você faz em relação a ele. Isso pode envolver se fechar emocionalmente e não oferecer conselhos quando eles desabafarem seus problemas com você.

Invente desculpas para os vampiros de energia

Se o vampiro de energia ligar ou enviar mensagens, não dê bola. Invente uma desculpa, como "estou muito cansado" ou "estou muito ocupado". Você também pode dizer que tem planos ou que não se sente bem. Quando eles continuam insistindo, mas não obtêm a energia emocional de que precisam, vão embora e a procuram em outra pessoa.

João Bidu
Publicidade
Publicidade