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O uso da auto-hipnose no combate ao estresse

Encontre um local sossegado, onde possa relaxar tranquilo e ouvir sua voz interior. Apenas deixe sua mente ouvir e relaxar, não faça nada.

21 out 2018
09h00
atualizado em 23/10/2018 às 13h37
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Você certamente já ouviu falar de hipnose, um estado semelhante ao sono que é conseguido através de um processo de indução e provoca passividade por meio da sugestão de outra pessoa, o hipnotizador. 

O uso da auto-hipnose no combate ao estresse
O uso da auto-hipnose no combate ao estresse
Foto: iStock

Existe também a auto-hipnose, a hipnose que você faz por conta própria. Para isso, você deve encontrar um local sossegado, onde possa relaxar tranquilo e ouvir sua voz interior. Apenas deixe sua mente ouvir e relaxar, não faça nada.

Ouça o podcast Terra Horóscopo: 

Procure desligar-se dos barulhos e sinais externos, relaxe e observe somente sua respiração. Existem muitas maneiras diferentes de experimentar a auto-hipnose e, normalmente, esse estado é bastante agradável. Ela é uma habilidade que você vai desenvolvendo e com o tempo, ficando cada vez melhor.

Procure se programar para uma prática diária que dure entre 10 e 30 minutos e escolha um período que você sabe que não vai ser incomodado por ninguém. Você pode ficar sentado, em lótus ou deitado, como preferir e sentir-se melhor.

Você pode usar uma música, um som repetitivo que não irrite você.

Primeiro você vai relaxar, como já aprendeu nos podcasts. Quando você relaxa o corpo, sua mente segue o mesmo caminho. Comece pelos dedos dos pés, passe pelos pés e panturrilhas, coxas, nádegas, genitais, barriga, costas, tórax, ombros, face, cabeça, língua e pescoço. Relaxe, solte cada parte de seu corpo. Você pode usar o relaxamento de Jacobson, que consiste em tensionar cada grupo muscular e soltar, pé, pernas, quadril, nádegas, etc. Contraia o máximo que conseguir e solte totalmente.

Aprofunde o estado de relaxamento e o estado hipnótico começa. Não vigie, deixe-se levar. Sua consciência começa a mudar e a hipnose começa a acontecer. Pode ser que você não consiga saber a que horas você entrou no estado hipnótico, mas nele, você não perde a consciência. Você pode usar a contagem regressiva; é uma técnica muito conhecida e gostosa de realizar.

Para usar a técnica, você simplesmente começa a contagem decrescente de, por exemplo, de 30 ou 50, 100 ou o número que você preferir. É natural que imagens e pensamentos tentem invadir sua mente. Apenas não dê atenção. 

Quando você chegar nesse estado de relaxamento profundo, você estará pronto para se autoinduzir, para começar a se sugestionar mentalmente. Você abriu sua mente subconsciente, pelo menos um pouquinho, suficiente para começar a receber suas sugestões. 

Você deve procurar preparar essas sugestões antecipadamente, redigidas e memorizadas. Elas devem ser curtas e fáceis de aprender. Você vai falar dentro de sua cabeça, para si mesmo, por exemplo: estou comendo menos e emagrecendo a cada dia;a comida não é tão importante para mim. Ou, consegui parar de fumar, não sinto mais falta do cigarro. Ou qualquer outro objetivo de vida que queira conquistar, atingir, como por exemplo, deixar de ter medo de andar de avião, de elevador, de falar em público. Você pode criar a sugestão que mais necessita para se libertar e sentir-se mais feliz.

Imagens também são eficientes. Procure se ver em situações de realizações de seus desejos. Por exemplo, no emprego que você deseja, na casa, no carro, em uma situação emocional feliz e satisfatória. 

Quando terminar as sugestões, você pode terminar sua sessão de auto-hipnose. Você volta lentamente ao estado de vigília.

Faça esse exercício durante dois meses e depois você me conta os resultados.

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Fonte: Eunice Ferrari

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