PUBLICIDADE

5 hábitos para aderir e contribuir com o meio ambiente

Saiba como ajudar a diminuir o lixo no meio ambiente

14 abr 2021
0comentários
Publicidade
5 hábitos para diminuir o lixo no meio ambiente -
5 hábitos para diminuir o lixo no meio ambiente -
Foto: Foto de Polina Tankilevitch no Pexels. / João Bidu

O assunto sobre sustentabilidade sempre esteve em pauta pelo impacto que o consumo desenfreado está causando no meio ambiente. E, devido a isso, existem algumas ações que podem ser feitas para amenizar esse impacto e garantir um ambiente natural melhor para as futuras gerações.

Veja a seguir alguns hábitos para aderir e contribuir com o meio ambiente:

Lixo reciclável

Existem alguns materiais que demoram muitos anos para se decompor na natureza como o plástico, por exemplo. A reciclagem vira uma atitude essencial para diminuir o número de lixo depositado na natureza e garantir que esse lixo não afete a vida de animais silvestres. Lavar as embalagens antes de jogar fora e separar lixo reciclável do orgânico é um hábito simples que pode ser adquirido facilmente.

Consumo consciente

O consumo consciente é muito mais do que levar sua sacola reutilizável quando vai ao mercado ou usar uma garrafinha para tomar água e evitar usar copos plásticos. O consumo consciente é evitar marcas que não têm políticas de sustentabilidade na sua forma de produzir os produtos e embalagens. Assim, as grandes empresas serão obrigadas a adotarem medidas mais sustentáveis para se adequar ao que o mercado exige. Compre de marcas que pensam no meio ambiente!

Reutilize 

Perdemos o hábito de reutilizar embalagens de produtos como faziam as gerações passadas. Dessa maneira, o número de lixo produzido é muito maior hoje comparado há alguns anos. E a melhor opção para lidar com esse problema é reutilizar. Compre de brechós, reaproveite os potes de vidros das embalagens, procure novas utilidades para embalagens boas que não estragam facilmente. 

Compre somente o necessário

O consumo desenfreado faz com que a gente compre novas coisas sem ter a necessidade de ter elas e, quando vamos ver, aquela aquisição já não tem utilidade e está parada em algum canto da casa. Assim como é bom estar atento de quais marcas consumir, precisamos pensar antes de comprar alguma coisa. Ela será útil por muito tempo? Vai usar com frequência? Pode ser substituída ou improvisada com outra coisa? Com essas perguntas você consegue decidir se é uma compra por necessidade ou por ego. Não adianta comprar mais um caderno se você nem usou os outros 6 cadernos bonitinhos que comprou anteriormente, não é mesmo?

Diminua o consumo de carne

O agronegócio é um dos responsáveis pelo alto consumo de água e diminuição de áreas de reservas naturais que é responsável pela extinção de várias espécies da flora e da fauna nativa do nosso país. Não é necessário parar totalmente o consumo de carne, mas é importante reduzir o consumo desse tipo de produto para não incentivar esse tipo de produção que não se preocupa com as consequências futuras no meio ambiente. Defina um dia da semana sem carne e aprenda receitas novas para trazer novidades para seu cardápio.

João Bidu
Publicidade
Publicidade