Erro de digitação fez a Toyota instalar refletores no lugar de lanternas em SUVs
Componentes destinados especificamente à Coreia do Sul foram equivocadamente parar em carros nos Estados Unidos
Uma confusão digna de "Os Trapalhões" fez a Toyota convocar um recall do bZ4X nos Estados Unidos e no Canadá. Isso porque algumas unidades trazem um conjunto óptico, digamos, peculiar: há refletores no lugar de algumas luzes laterais.
Essa especificação foi definida pela montadora para atender apenas ao mercado da Coreia do Sul, onde a Toyota tem baixo volume. Mas tem um detalhe: a superfície refletora não atende à legislação de segurança dos EUA e, portanto, não poderia equipar o SUV elétrico naquele mercado.
O item vinha sendo oferecido nas concessionárias, como peça de reposição original.
Erro também aconteceu no Canadá
Ainda segundo a NHTSA, as lanternas erradas foram parar em quase 80 unidades do bZ4X após reparos necessários nas lojas.
No ano passado, uma investigação identificou que o mesmo engano aconteceu no Canadá. Lojas do país compraram lanternas esquerdas com as especificações coreanas.
Agora, em 2026, a Toyota convocou um recall oficial. Todos os proprietários do SUV elétrico que tiveram suas lanternas substituídas receberam notificações para retornar às concessionárias e efetuar uma inspeção.
Caso seja identificado que a peça coreana foi instalada no modelo norte-americano, a fabricante vai trocar o componente pela especificação correta sem nenhum tipo de custo. As concessionárias também receberam a recomendação de remover as peças erradas de seus estoques e parar de vendê-las.