Especulada no Brasil, picape Hyundai Santa Cruz sairá de linha nos EUA
Lançado em 2021, o modelo nunca atingiu o patamar de vendas da Ford Maverick e deve sair de linha em 2026; Brasil terá sua própria picape
Depois de quase cinco anos de mercado, a picape Hyundai Santa Cruz está com os dias contados. De acordo com o site americano Automotive News, a caminhonete da marca sul-coreana não ganhará uma nova geração e deve ter a produção encerrada ainda este ano, e não em 2027 como previsto anteriormente. O motivo são as baixas vendas do modelo, que tem porte levemente maior do que o da Fiat Toro.
Vendas baixas motivaram fim da produção
Outrora especulada no Brasil, a Hyundai Santa Cruz nunca foi um fenômeno de vendas. Em 2025, a picape emplacou apenas 25.499 unidades nos EUA, enquanto a Ford Maverick – sua principal rival – vendeu mais de 150 mil unidades. O melhor ano de vendas da Santa Cruz foi em 2023, quando chegou a 36.675 emplacamentos. Com o fim da produção este ano, os estoques do modelo ainda durariam mais um ano de vendas.
Produzida nos EUA sobre a plataforma do Hyundai Tucson, a picape Santa Cruz traz um design com linhas retas, com destaque para os faróis de LED integrados à grade frontal de formato retangular. Na parte de trás, as lanternas de LED adotam um formato de "T". Por dentro, o destaque fica para o painel digital de 12,3" integrado em uma única moldura à central multimídia, que tem uma tela do mesmo tamanho.
Sob o capô, o novo Hyundai Santa Cruz segue com as opções 2.5 aspirado de 184 cv – sempre associado a um câmbio automático de 8 marchas – ou um 2.5 turbo de 285 cv, este com uma transmissão automatizada de dupla embreagem também de 8 marchas. Já a tração pode ser dianteira ou integral. A picape não conta com versões híbridas ou elétricas.
Brasil terá picape inédita da Hyundai nos próximos anos
Se por um lado, a Hyundai Santa Cruz pode nunca chegar ao Brasil, o mercado nacional terá em breve uma opção da marca sul-coreana no segmento de picapes médias. Previsto para 2028, o modelo será um dos quatro carros que a Hyundai fará em conjunto com a General Motors. A picape usará a plataforma da nova geração da Chevrolet S10 e será produzida em São José dos Campos (SP), com identidade visual própria por dentro e por fora.