Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Sou gastroenterologista e garanto: "Comer um pão fica 10 vezes mais saudável se o congelar e depois aquecer cada fatia"

Congelar e aquecer o pão pode melhorar sua digestão e controlar a glicose. Um truque simples que cabe na sua rotina!

29 jan 2026 - 14h31
(atualizado às 15h52)
Compartilhar
Exibir comentários
@Shutterstock
@Shutterstock
Foto: Minha Vida

Congelar alimentos já é um hábito de muitas pessoas — seja para garantir praticidade no dia a dia ou para conservar melhor os ingredientes. Mas você sabia que até o pão pode se beneficiar desse processo? Além de manter a maciez e o sabor, congelar e depois aquecer o pão pode deixá-lo até dez vezes mais saudável, segundo a gastroenterologista Karen Alarcón.

Essa tendência viralizou nas redes sociais e não é apenas modinha: existe ciência por trás disso. De acordo com a especialista, ao congelar e reaquentar o pão, parte dos carboidratos passa por uma transformação que pode ajudar a regular a glicose no sangue, melhorar a digestão e até favorecer a saúde intestinal.

Leia mais: A melhor forma de conservar o pão, segundo um padeiro: "nunca em um saco plástico, porque aí o mofo rola solto"

Por que congelar o pão pode deixá-lo mais saudável?

Em seu perfil no Instagram, Karen Alarcón explica que o congelamento seguido do reaquecimento transforma parte do amido presente no pão em fibra prebiótica. Esse tipo de fibra alimenta as bactérias boas do intestino e ainda ajuda a evitar picos de glicose, já que é digerida mais lentamente.

Outro ponto positivo é que, com o calor, o amido se torna mais fácil de digerir, o que pode reduzir desconfortos como gases e inchaço abdominal. Especialistas também apontam que esse processo gera a chamada formação de amido resistente, responsável por diminuir o índice glicêmico do pão.

...

Veja mais

Veja também

Pouca gente sabe, mas essas 4 pequenas mudanças no café da manhã podem ajudar você a emagrecer

Blake Dirks, especialista em microbiota: "Pessoas que seguem a mesma dieta podem reagir de forma diferente, dependendo do metano que produzem no intestino"

O México venceu a batalha judicial contra empresas que buscavam proteção para vender alimentos não saudáveis em escolas

Esses 8 hábitos podem prolongar sua vida em décadas, segundo estudo

5 hábitos que você deve seguir para evitar gordura no fígado

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade