Whatsapp está por trás do ataque ao PIX ?
O embate com as big techs e a concorrência com bandeiras de cartões de crédito americanas podem explicar o ataque americano ao sistema PIX
Com a relação entre Brasil e Estados Unidos cada vez mais tensa, um novo alvo entrou em cena: o PIX. Na terça-feira (15/07), o governo norte-americano anunciou oficialmente a abertura de uma investigação comercial contra o Brasil, alegando possíveis irregularidades com o PIX, um sistema brasileiro de pagamento instantâneo que transformou as transferências de dinheiro no país. A medida, comunicada pelo Escritório do Representante Comercial dos EUA, acontece dias após o presidente Donald Trump publicar uma carta ameaçando impor tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, citando motivos ideológicos e comerciais.
Brasil está na mira dos Estados Unidos
O PIX virou alvo das críticas feitas pelos Estados Unidos ao Brasil, mesmo que de forma indireta. No documento que embasa a investigação comercial aberta pelo governo norte-americano com base na Seção 301 da Lei de Comércio de 1974, o Escritório do Representante Comercial dos EUA (USTR) afirmou que o Brasil "parece se engajar em uma série de práticas desleais com relação aos serviços de pagamento eletrônico, incluindo, mas não se limitando a favorecer seus serviços de pagamento eletrônico desenvolvidos pelo governo". Ou seja, o texto acusa o Brasil de adotar políticas desleais em relação a serviços de pagamento eletrônico, favorecendo sistemas próprios, o que acredita-se ser uma referência direta ao PIX.
PIX já havia sido criticado anteriormente pelo governo americano
O PIX, criado pelo Banco Central em 2020, ...
Matérias relacionadas
Mil anos antes da perfuração do primeiro poço de gás moderno, a China já extraía com tubos de bambu
Jogador descobre função em Baldur's Gate 3 depois de 70 horas e facilita a vida de muita gente
Cinco pontos da filosofia espartana para aplicar no dia a dia