Observatório do Atacama descobriu algo intrigante: um cometa "kamikaze" em rota de colisão com o Sol
Se sobreviver à passagem pelo Sol, cometa C/2026 A1 poderá fazer história
Ainda estamos no início de 2026 e a astronomia já nos deu a primeira surpresa do ano, pois enquanto a maioria de nós olhava para os alvos habituais, uma equipe de astrônomos no Deserto do Atacama detectou um objeto. Trata-se do cometa C/2026 A1, e existe a possibilidade de o observarmos da própria Terra.
Sua relevância
Não estamos lidando com um cometa qualquer, já que sua órbita e tamanho sugerem que se trata de um "rasante solar", ou seja, um objeto que passa perto do Sol. Isso significa que é um tipo de objeto suicida que, se conseguir sobreviver à sua passagem pelo periélio, poderá se tornar um fenômeno visual comparável ao lendário cometa Ikeya-Seki de 1965.
A descoberta
A história dessa descoberta começa em 13 de janeiro no observatório AMACS1, localizado na privilegiada região de San Pedro de Atacama, no Chile, com uma equipe de astrônomos franceses que detectou um movimento incomum.
A descoberta foi feita como parte do programa de busca MAPS, ativo desde 2020 e responsável por descobrir 8 cometas e mais de 300 asteroides próximos da Terra. Dessa forma, os diferentes organismos confirmaram inicialmente essa descoberta como uma mancha difusa.
Já havia sido vista
Semanas antes dessa descoberta, os pesquisadores perceberam que ela já existia nos bancos de dados de "pré-descobertas". Isso significa que outras equipes haviam carregado imagens anteriores onde o cometa aparecia, mas ele não havia sido identificado, pois seu brilho era ainda mais fraco.
Sua família
O que torna o C/2026...
Matérias relacionadas
A China faz novos testes com a misteriosa nave reutilizável que pretende usar para chegar à Lua