Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

A China faz novos testes com a misteriosa nave reutilizável que pretende usar para chegar à Lua

Nesta última década, a China se mexeu na nova corrida espacial

16 fev 2026 - 11h17
(atualizado às 13h17)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Por muitos anos, Elon Musk e a SpaceX sustentaram que colonizar Marte era o próximo grande salto da humanidade. Enquanto os demais (e a própria Nasa) consideravam que a Lua continuava sendo interessante, a SpaceX a menosprezava. E assim foi até pouco tempo atrás, quando a empresa deu um passo atrás e reconheceu que colonizar a Lua é mais fácil do que Marte.

Há outra razão para essa mudança de pensamento: a China tem planos de explorar a Lua. E o país acaba de fazer mais um teste com sua misteriosa nave reutilizável.

No último sábado, a China lançou uma nave espacial reutilizável. Isso foi confirmado pelo veículo estatal de notícias Xinhua por meio de um comunicado que deixa mais perguntas do que respostas. Oficialmente, só sabemos que, a partir de uma de suas várias bases de lançamento, o país lançou o veículo a bordo de um foguete Long March-2F.

"A nave espacial experimental realizará a verificação tecnológica de naves espaciais reutilizáveis, fornecendo dados e apoio técnico para o uso pacífico do espaço", diz o texto, sem especificar quais seriam essas tecnologias.

Esta seria a quarta viagem da nave experimental, cujas características estão sendo mantidas em absoluto segredo. Na primeira viagem, em 2020, esse modelo teria ficado orbitando a Terra durante dois dias. Em 2022, foi lançada novamente e retornou em 2023, após 276 dias em órbita. E, em setembro de 2024, ocorreu outro lançamento, que regressou após 268 dias.

Como dissemos, o sigilo é total, então não sabemos que ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Por que a ressaca piora depois dos 30? A ciência revela a mudança exata no fígado que torna o álcool 'venenoso' depois dos 30

Parece ficção científica, mas não é: o plano de erguer um muro de 80 km no fundo do mar para impedir o "Juízo Final"

A Nasa finalmente cede: astronautas poderão levar seus iPhones para o espaço 

Agora sabemos quanta água havia em Marte: um oceano cobria metade do planeta

Sempre acreditamos que a "origem da vida" estaria em poças de água quente: Bennu provou que estávamos errados

Xataka
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade