Se você acorda ansioso depois de beber, não é coisa da sua cabeça: a ciência explica o efeito rebote que ataca seu sistema nervoso
Efeito rebote no cérebro explica por que o relaxamento do álcool pode virar ansiedade no dia seguinte
Beber pode até parecer um atalho para relaxar e diminuir a timidez em situações sociais. Mas, para muita gente, o preço vem na manhã seguinte: um combo de ansiedade, inquietação e uma sensação angustiante difícil de explicar. Será que o álcool tem alguma relação com as emoções do dia seguinte ou essa constatação não passa de coisa da sua cabeça?
Um estudo publicado na ScienceDirect confirmou a primeira opção. Conhecido como hangxiety, ou ansiedade de ressaca, o fenômeno é resultado de um efeito rebote no sistema nervoso e encontrou uma ligação direta entre timidez elevada, aumento da ansiedade no dia seguinte e maior risco de transtorno por uso de álcool. A pesquisa analisou bebedores sociais em um ambiente natural, acompanhando os efeitos do álcool durante e após o consumo.
Álcool pode provocar um efeito rebote no cérebro e aumentar a ansiedade no dia seguinte
A sensação de leveza que surge logo depois de beber os primeiros goles de uma cerveja ou drink não é apenas uma questão psicológica, mas bioquímica. Durante a intoxicação, o álcool aumenta a ação do GABA, um neurotransmissor associado à sensação de calma, e reduz a atividade do glutamato, ligado ao estado de alerta e à ansiedade. Como resultado, o indivíduo tende a sentir relaxamento, desinibição e aquela sensação de que conversar ficou bem mais fácil.
O estudo, comandado por Beth Marsh, acompanhou 97 participantes considerados bebedores sociais, recrutados para relatar seus hábitos durante o consumo. Antes de sair ...
Matérias relacionadas
Observatório do Atacama descobriu algo intrigante: um cometa "kamikaze" em rota de colisão com o Sol