Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

A Nasa finalmente cede: astronautas poderão levar seus iPhones para o espaço 

Tripulações da Crew-12 e da Artemis II usarão seus aparelhos para tirar fotos e vídeos

14 fev 2026 - 15h17
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Jared Isaacman, administrador da Nasa, anunciou uma mudança importante para os astronautas: será permitido que a tripulação leve seus smartphones pessoais em missões. O objetivo é simples: permitir que possam ser compartilhadas tanto fotos quanto vídeos gravados durante as missões espaciais.

A publicação foi informal e fora da página oficial de imprensa da agência. Por meio do X, Isaacman revelou que a tripulação da Crew-12 e da Artemis II poderá voar com "smartphones modernos".

"Os astronautas da Nasa em breve voarão com os smartphones mais modernos, começando com a Crew-12 e a Artemis II. Estamos dando às nossas tripulações as ferramentas para capturar momentos especiais para suas famílias e compartilhar imagens e vídeos inspiradores com o mundo. Igualmente importante, estamos desafiando processos antigos e viabilizando hardware moderno para voos espaciais em um prazo acelerado. Essa urgência operacional será muito útil para a Nasa em nosso esforço para alcançar a ciência e a pesquisa de maior valor em órbita e na superfície lunar. Este é um pequeno passo na direção certa."

Sem detalhar modelos nem limitações, ele deixa bastante claro que, em breve, veremos mais de um iPhone sobrevoando uma nave longe do nosso planeta.

Historicamente, a Nasa só permitia levar a bordo câmeras da Nikon (empresa japonesa com a qual mantém um acordo há mais de uma década). Inicialmente com algumas de suas DSLRs e, mais recentemente, com a Nikon Z9, a mirrorless de última geração autorizada para a ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Agora sabemos quanta água havia em Marte: um oceano cobria metade do planeta

Sempre acreditamos que a "origem da vida" estaria em poças de água quente: Bennu provou que estávamos errados

Parece gambiarra, mas é genial: adolescente brasileiro de 14 anos cria bomba de água que funciona sozinha e custa menos que um celular

Traumatizados e abandonados, os cachorros da Ucrânia recuperam traços selvagens na luta pela sobrevivência

Não é um teste: a NASA recalculou a rota do asteroide 2024 YR4 e a chance de impacto obrigou a ligar o alerta de defesa

Xataka
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade