PUBLICIDADE

Provérbios: como eles podem nos ajudar a viver melhor?

Conheça diferentes provérbios e o aprendizado para as nossas vidas

23 set 2021 18h02
ver comentários
Publicidade
Conheça diferentes provérbios e o aprendizado para as nossas vidas - Foto de Michelle Leman no Pexels
Conheça diferentes provérbios e o aprendizado para as nossas vidas - Foto de Michelle Leman no Pexels
Foto: João Bidu

Os provérbios são manifestações, são ditos que nos ensinam a viver melhor e com mais doçura. Eles nos ajudam a ter sabedoria e elevação material, a cultivar relacionamentos, constituir riquezas e sabedoria espiritual.

JÁ CONFERIU O HORÓSCOPO DE HOJE NO SITE DO JOÃO BIDU? VEJA AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO!

primavera
primavera
Foto: João Bidu

Como hoje vamos falar provérbios, temos três de diferentes origens para você analisar e aplicar na sua vida: Bíblico, Chinês e Iorubá.

Bíblico

O grande Rei de Israel, Salomão, considerado o homem mais rico e sábio da história, foi coroado aos 13 anos de idade e, não sabendo muito como direcionar seu reinado, Deus se apresentou a ele e lhe perguntou o que o jovem desejava. Prontamente e humildemente aquela criança pediu por sabedoria.

Deus, vendo como um ato nobre da parte do menino Salomão, lhe deu toda a sabedoria e todas as riquezas do mundo. Sendo assim, através desse saber, o filho de Davi se tornou o homem mais sábio e rico da história.

E nos deixou valiosos ensinamentos que se praticarmos diariamente, poderemos alcançar grandes conquistas e vitórias para a vida.

Provérbios 24:33,34

"Vou dormir um pouco", você diz. "Vou cochilar um momento; vou cruzar os braços e descansar mais um pouco", mas a pobreza lhe virá como um assaltante, e a sua miséria como um homem armado.

Cuidado com a procrastinação e a preguiça. Para obter resultados é preciso ter ação, ter foco, se movimentar para que os resultados venham, assumir seu papel e a responsabilidade será essencial para constituir riquezas e sabedoria para mantê-las.

Chinês 

Na cultura oriental, os provérbios têm grande importância, é parte cultural aplicada diariamente, fazendo parte da rotina, usam da sabedoria de provérbios em diálogos que tornam mais harmoniosa a comunicação.

"O boi não sabe que seu chifre é curvado; o cavalo não sabe que seu rosto é longo". 

Neste provérbio, temos a importância de agirmos com respeito e não se fazer julgamentos ao próximo. É importante desenvolver o autoconhecimento e os valores de uma sociedade para se viver bem com o todo, cultivando sempre o respeito ao próximo.

Provérbio Iorubá Owe Ifá

No culto tradicional Iorubá, dentro da sociedade de Ifá, são praticados sabedorias ancestrais e de grande direção para vida. Ifá, conhecido como o Senhor do Destino, através de seus provérbios, ensina os seus fiéis a viverem com doçura, alcançarem a longevidade e ficarem bem.

*Ogún ọdún tí ebí ti ń pa ọ̀gà, ìrìn-in fàájì ò padà lẹ́sẹ̀-ẹ rẹ̀. (Ogún ọdún tí ebí ti ń pa ọ̀gà, ìrìn-in fàájì ò padà ní ẹsẹ̀-ẹ rẹ̀.*

"Por vinte anos que o camaleão passa fome, ele não abandonou sua maneira tranquila e digna de andar"

Esse provérbio traz a clareza sobre nossa postura diante de qualquer dificuldade. Por mais que a fome e a dor batam à porta, jamais deve-se perder a dignidade e os valores. Por isso, opte sempre por uma vida digna.

Importância dos provérbios

Veja você que, independentemente de origem ou tradição, os provérbios carregam dentro de si conhecimento ancestral, muito mais antigos do que possamos imaginar. Portanto, tem como finalidade nos ajudar a viver com sabedoria e trazer equilíbrio para sua vida.

Seja qual for a doutrina ou religião que você poderá adotar, qualquer um desses ensinamentos aplicado sua vida de forma prática, compreendendo a necessidade das mudanças internas que você precisa fazer para alcançar equilíbrio na vida,

Muitas dificuldades que vivemos, estão associadas com aquilo que não sabemos ou aquilo que não compreendemos, quanto mais você busca por autoconhecimento e entendimento de quem você é, reconhecendo a sua real identidade e buscando por novos valores que edificarão a sua vida,  com ajuda dos provérbios você poderá materializar grandes riquezas, a viver de forma abundante e extraordinária.

Confie e se transforme.

Texto: Renata Prado, psicanalista e taróloga

João Bidu
Publicidade
Publicidade