1 evento ao vivo

O clima é capaz de influenciar nosso humor? Confira!

Veja como o clima afeta as emoções das pessoas

2 set 2020
14h58
atualizado em 3/9/2020 às 19h58
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Dias ensolarados ajudam a elevar o nosso estado de espírito -
Dias ensolarados ajudam a elevar o nosso estado de espírito -
Foto: Johannes Plenio/Pexels / João Bidu

Em dias chuvosos e/ou frios, você já se sentiu desmotivado(a) de trabalhar, estudar, conversar com alguém ou realizar uma tarefa simples? Pois é, esse sentimento é muito comum. Em uma pesquisa publicada no MIT Technology Review, pesquisadores analisaram 3,5 bilhões de mensagens nas plataformas do Facebook e do Twitter, postadas entre 2009 e 2016, que abordavam acerca das emoções das pessoas.

Com esse material, foi feito uma relação entre os sentimentos e o estado de humor dos indivíduos com a temperatura e o clima do local onde eles estavam. Dessa forma, descobriram que nos dias mais frios, as pessoas relataram sentimentos negativos, enquanto que em dias ensolarados, o bom humor era elevado.

Pode-se dizer, então, que o clima é capaz de influenciar o estado de espírito das pessoas. Contudo, ele não é um fator primordial; a condição social, financeira, além dos hábitos de vida e a saúde do indivíduo também são agentes que ajudam a moldar as emoções e os sentimentos.

Depressão sazonal

Como o próprio nome diz, a depressão sazonal ocorre em determinadas estações do ano, sendo mais comum no inverno e no outono. Acredita-se que nesses períodos em que há pouca luz solar, a produção de serotonina no cérebro é prejudicada, reduzindo a quantidade desse hormônio que é conhecido por regular o humor das pessoas. Confira alguns sintomas que podem estar relacionados com a depressão sazonal em épocas mais frias.

  • Maior desejo de comer, principalmente alimentos calóricos;
  • Aumento de peso;
  • Necessidade de se isolar;
  • Excesso de sono;
  • Desmotivação e falta de energia.

Mesmo que seja mais raro, também é possível desenvolver a depressão sazonal durante a primavera e o verão. Nesse caso, a pessoa tem maior dificuldade de dormir e pode perder peso em excesso. Além disso, altas temperaturas causam irritabilidade nas pessoas, por isso, os conflitos são estimulados quando o clima, literalmente, esquenta.

Cuidado com a saúde mental na quarentena

O clima afeta o humor das pessoas e, desse modo, pode ser usado para cuidar da saúde mental. Por exemplo, quantas vezes nesta semana você aqueceu o corpo com a luz solar? Receber os raios do Sol é um jeito de energizar o corpo, absorver a Vitamina D e eliminar o desânimo e os pensamentos negativos.

Por causa da quarentena, mesmo que o clima esteja ótimo, ficar dentro de casa ainda é a melhor escolha para todos. Contudo, se trancar no quarto e receber a luz artificial dos eletrônicos pode motivar uma perturbação mental que, com o tempo, transforma-se em depressão. Qualquer pessoa neste momento de pandemia pode passar por essa situação, então, se você está sentindo a sua saúde mental mais fragilizada, não se julgue.

Da mesma forma que a depressão sazonal termina após uma estação, a quarentena também irá acabar. Portanto, cuide da suas emoções e, principalmente, da saúde mental para ter uma melhor qualidade de vida neste momento. 

Abra as janelas da sua casa, deixe o ar limpo entrar e renovar a atmosfera do seu lar. Procure por um ambiente calmo, que receba a luz solar, e fique no espaço durante alguns minutos. Permita que o sol toque nos seus braços, nas suas pernas, nos seus pés e no seu rosto.

Respire profundamente e medite sobre a sensação de estar vivo(a). Seu corpo pulsa a energia vital que muitas vezes é esquecida pela mente. Lembre-se e sinta o poder dela - utilize essa energia como alavanca da motivação.

A terra precisa dos dias de chuva para molhar as sementes que, um dia, florescerão. Use os pensamentos para compreender a raiz dos seus problemas internos. Há aflições do passado que são esquecidas, mas ainda podem causam dor. Regue os seus sentimentos, porque eles são parte de você. Cuide-se com carinho para acolher a primavera.

Veja também:

Beirute: A mãe em trabalho de parto durante a explosão
João Bidu
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade