1 evento ao vivo

O cacau como fruto ritualístico

Conheça mais sobre o fruto dos deuses e seu ritual

27 mar 2021
12h08
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Conheça mais sobre o fruto dos deuses e seu ritual. -
Conheça mais sobre o fruto dos deuses e seu ritual. -
Foto: Foto de Pixabay no Pexels. / João Bidu

O cacau é um dos frutos mais importantes para o mundo e tem registro do uso do fruto por civilizações antigas como os maias e astecas. O fruto do cacau é nativo da Amazônia, e é o ingrediente base para fazer o chocolate. O Brasil é um dos principais exportadores de cacau do mundo. 

O fruto do cacau já virou símbolo nacional, porém, poucas pessoas sabem que o cacau também é usado de maneira ritualística, trazendo benefícios para o corpo e para a alma. O cacau tem propriedades antioxidantes, anti inflamatórias, estimula a liberação de serotonina, proporciona relaxamento muscular e é cardioprotetor. Por ter um ação benéfica no coração, o cacau ajuda a harmonizar o chakra do coração equilibrando os sentimentos de mágoas e traumas guardados, ajudando a melhorar a nossa forma de dar e receber amor, além de estreitar conexões com pessoas próximas.

Os benefícios do cacau se estendem ao campo medicinal e ao espiritual, devido a isso, ele também é chamado como "o fruto dos deuses". Apesar do cacau ser amplamente consumido hoje, antigamente, apenas a elite podia aproveitar do produtos feitos com o fruto, como o chocolate em forma de bebida, por exemplo.

O ritual com cacau

O cacau consumido de forma ritualística é bem diferente dos que estamos acostumados a comer, o tradicional chocolate ao leite. O cacau é consumido puro com um pouco de água, manteiga de cacau e açúcar a gosto, podendo também adicionar algumas especiarias como pimenta, noz moscada, baunilha ou canela. Não se utiliza o cacau industrializado para a consagração. O cacau é servido em forma de bebida quente. 

Os efeitos da bebida demoram em média de 10 minutos para aparecer, nesse tempo, uma meditação vai sendo conduzida para que a pessoa sinta os efeitos do cacau no corpo como a taquicardia, sensação de felicidade e energia. Enquanto isso, pode ser realizado orações, mantras ou cantigas. O ritual termina com dança e alegria. 

O cacau trabalha de forma intensa no corpo e no espiritual, trabalhando principalmente em assuntos do coração, sendo sinônimo de equilíbrio emocional e saúde. O ritual pode ser feito sozinho ou em grupo e o cacau pode ser incorporado na dieta do dia a dia também.

Veja também:

Lua nova em Áries: Um grande e novo ciclo começa!
João Bidu
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade