Hare Krishna é uma religião? Conheça a filosofia com origens hindus

Veja como Prabhupada conquistou o mundo com suas palavras

24 fev 2021
0comentários
Publicidade
Veja como Prabhupada conquistou o mundo com suas palavras -
Veja como Prabhupada conquistou o mundo com suas palavras -
Foto: Foto de Shutterstock. / João Bidu

Hare Krishna é um movimento que virou fenômeno nos anos 70 nos Estados Unidos, atraindo vários famosos como simpatizantes. Com uma filosofia de amor e equilíbrio, o movimento conquistou vários adeptos da contracultura hippie que perdia força na época. Entenda mais sobre a filosofia que conquistou o mundo. 

Origem do movimento

O Hare Krishna originou-se em Nova York, nos Estados Unidos, em 1965 com a Sociedade Internacional da Consciência Krishna (ISKCON, na sigla em inglês), fundada por Bhaktivedanta Swami Prabhupada, autor e tradutor de vários livros da religião — a doutrina tem raízes hinduístas e é baseada no livro sagrado do Vedas. Srila Prabhupada chegou na América via navio cargueiro e sem dinheiro com apenas um propósito: espalhar as doutrinas de uma antiga religião indiana que promovia o amor e a paz. O senhor conseguiu conquistar a atenção e afeição das pessoas muito rápido, deu a volta ao mundo dando palestra e conseguiu investimento e apoio para a construção de mais de 100 templos e centros culturais espalhados pelo mundo. Prabhupada faleceu em 1977. 

A saudação Krishna pode ser traduzida como "todo-atrativo" e Hare diz respeito à "energia divina". Os seguidores dessa religião acreditam na existência de apenas um deus, que recebe diferentes nomes de acordo com a circunstância, o tempo e a religião. Repetição de mantras, meditação e ioga fazem parte da rotina de quem segue a filosofia para acabar com as ansiedades, desenvolver a consciência e alcançar o equilíbrio da mente. 

Em obediência a um dos preceitos deixados por Gandhi, a não-violência é um dos pilares dos Hare Krishna, que também são contra a morte de animais, mesmo que para consumo da carne, pois consideram que essa prática contraria a lei divina. Por isso tantos simpatizantes adotam para suas vidas a prática do vegetarianismo.

Mantra Hare Krishna para meditação

"Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare, Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare"

9 atitudes que ofendem a Krishna

1. "Blasfemar os devotos que têm dedicado suas vidas ao canto dos santos nomes do Senhor"; 

2. "Considerar os nomes do Senhor Siva ou do Senhor Brahma como sendo o mesmo e em mesmo nível que o santo nome do Senhor Vishnu"; 

3. "Desobedecer às ordens do Mestre Espiritual ou considerá-lo uma pessoa comum"; 

4. "Blasfemar a literatura védica ou literatura de acordo com variantes védicas"; 

5. "Fazer alguma interpretação sobre os Santos Nomes do Senhor"; 

6. "Não acreditar nas glórias do senhor"; 

7. "Acreditar que cantar o mantra 'Hare Krishna' é suficiente para receber o perdão por uma vida baseada na prática de pecados"; 

8. "Considerar o canto do Maha Mantra Hare Krishna uma atividade agradável"; 

9. "É uma ofensa pregar as glórias do Senhor sem fé". 

+Inscreva-se no Clube João Bidu e receba conteúdo exclusivo! Basta baixar o app do Telegram no seu celular e entrar neste Link!

João Bidu
Publicidade
Publicidade