Halloween no Brasil: tradições e adaptações
O Halloween ganhou os brasileiros! Descubra como o Dia das Bruxas é celebrado no Brasil, com tradições, simpatias e muita magia tropical
O Halloween pode até ter nascido lá nos Estados Unidos, mas há tempos conquistou o coração dos brasileiros! A celebração, que mistura mistério, fantasia e muita energia mística, foi adaptada ao nosso jeitinho criativo e festivo. No Brasil, o "Dia das Bruxas" vai além das abóboras e fantasias: virou um momento de despertar o lado mágico, fazer simpatias poderosas, se conectar com os antepassados e, claro, se divertir com as tradições importadas e reinventadas. Entenda mais sobre o Halloween no Brasil.
Descubra o que 2026 reserva para você no amor, dinheiro, trabalho e muito mais! e acesse o Previsões 2026
As origens do Halloween no Brasil
A festa tem raízes antigas, vindas do Samhain, um festival celta que marcava o fim do verão e homenageava os mortos. No entanto, quando os imigrantes levaram essa tradição para os Estados Unidos, ela foi se transformando até se tornar o Halloween moderno, ou seja, cheio de abóboras iluminadas, fantasias e pedidos de doces.
No Brasil, a comemoração começou a ganhar força nos anos 2000, com escolas de inglês, festas temáticas e as redes sociais ajudando a espalhar o clima místico do dia 31 de outubro.
Halloween com sotaque brasileiro
Aqui, o Halloween virou um mix de misticismo e alegria. Além das festas e fantasias, muita gente aproveita a data para fazer simpatias, rituais e orações de proteção, prosperidade e amor. Afinal, a data cai bem pertinho do Dia de Todos os Santos (1º de novembro) e do Dia de Finados (2 de novembro).
Além disso, em várias regiões, o "Dia das Bruxas" também ganha versões adaptadas, com festas populares, decoração temática e até pratos típicos com ingredientes da nossa terra, como doces de abóbora, canjica, pipoca e bolo de milho!
Magia à brasileira
Enquanto lá fora o foco é no susto, aqui o clima é mais de renovação energética e diversão com propósito. No Halloween no Brasil, é comum fazer banhos com ervas de proteção, acender velas coloridas, purificar o ambiente e até preparar simpatias para afastar energias negativas.
É também um ótimo momento para refletir sobre os ciclos que se encerram e os que estão começando. Afinal, o Halloween marca o ponto de transição entre luz e sombra, vida e morte, e isso combina perfeitamente com a energia transformadora que o povo brasileiro adora trabalhar nas simpatias e magias.
O Halloween do João Bidu
Se tem uma coisa que o brasileiro faz como ninguém é misturar espiritualidade e diversão! Por isso, vale aproveitar para consultar o Tarot, descobrir quais signos estão mais conectados à magia, e até realizar rituais de proteção e limpeza espiritual. Também é um momento poderoso para afastar inveja, recarregar as energias e abrir caminho para novas oportunidades