PUBLICIDADE

Eucalipto: aproveite os benefícios da folha dessa árvore

Em banhos, chás ou inalações, a planta favorece a atividade cerebral, alivia sintomas de gripes e resfriados e acelera a cicatrização de feridas

31 out 2021 15h02
ver comentários
Publicidade
Em banhos, chás ou inalações, a planta favorece a atividade cerebral, alivia sintomas de gripes e resfriados e acelera a cicatrização de feridas - Shutterstock.
Em banhos, chás ou inalações, a planta favorece a atividade cerebral, alivia sintomas de gripes e resfriados e acelera a cicatrização de feridas - Shutterstock.
Foto: João Bidu

O aroma refrescante do eucalipto (Eucalyptus globulus) dá mais sabor a guloseimas como balas e chicletes e cheiro agradável a loções cosméticas e antissépticos bucais. O óleo essencial das folhas é bastante usado em produtos de limpeza. Mas não é só isso: ele tem propriedades terapêuticas. Por isso, as folhas de eucalipto podem ser incluídas em banhos, para estimular a memória e a concentração, combater o cansaço físico e mental, relaxar e dar mais disposição.

COMO SERÁ O SEU DIA HOJE? DESCUBRA TUDO HORÓSCOPO DIÁRIO NO SITE DO JOÃO BIDU! LÁ TEM TODAS AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO! 

Chazinho poderoso

As folhas do eucalipto podem ser usadas no preparo de chás e ajudam a melhorar diversos problemas de saúde. A planta combate principalmente os sintomas de gripes e resfriados, como febre e tosse com muco, pois é expectorante. Também ameniza outros problemas respiratórios, como bronquite, rinite e sinusite.

Por ter ação antisséptica, o eucalipto combate a amidalite e problemas no aparelho urinário, como cistite, uretrite e infecção urinária.

Além disso, essa planta é usada em compressas, funciona como cicatrizante de feridas, alivia inflamações da pele e contusões, pois possui ação anti-inflamatória e antimicrobiana.

O chá de eucalipto ainda alivia dores, como as do reumatismo, e auxilia no equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue. Ele também melhora a digestão e a circulação sanguínea.

Confira algumas receitas com folhas de eucalipto. Mas lembre-se de que algumas pessoas têm alergia a eucalipto e não devem usá-lo externamente. Além disso, crianças, gestantes, lactantes e pessoas com úlcera ou gastrite também não devem consumir a planta de nenhuma forma.

Receitas com folha de eucalipto:

Chá de eucalipto com guaco para aliviar bronquite

Ingredientes:

  •  1/2 litro de água
  •  1 colher (sopa) de folhas frescas de eucalipto picadas
  •  1 colher (sopa) de folhas frescas de guaco

Modo de preparo

Ferva todos os ingredientes. Espere amornar, coe e adoce com mel a gosto. Beba 3 xícaras (chá) por dia.

Contraindicações: o guaco não é recomendado para pessoas com problemas no fígado ou hemorragias.

Chá de eucalipto para rinite

Ingredientes:

  •  1 colher (sopa) de folhas frescas de eucalipto picadas
  •  2 xícaras (chá) de água

Modo de preparo

Leve os ingredientes para ferver. Espere amornar, coe e adoce com mel a gosto. Tome 1 xícara (chá) em seguida, e a outra depois de 8 horas.

Chá de casca de abacaxi e eucalipto para combater doenças respiratórias

Ingredientes:

  • 3 xícaras (chá) de água
  • 1 xícara (chá) de cascas de abacaxi lavadas e picadas
  • 1 folha seca ou fresca de eucalipto

Modo de fazer

Ferva a água, retire do fogo e adicione as cascas de abacaxi e o eucalipto. Tampe e deixe abafado por 10 minutos. Coe e beba 1 xícara (chá) a cada 8 horas.

Inalação de chá de eucalipto para aliviar rinite

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de folhas frescas de eucalipto
  • 1 litro de água

Modo de preparo

Em uma panela, ferva os ingredientes, desligue o fogo e despeje em uma bacia, com cuidado para não se queimar. Coloque uma toalha sobre a cabeça e inale, por 15 minutos, o vapor do chá.

João Bidu
Publicidade
Publicidade