Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Do alfabeto espiritual: A de atenção

14 jul 2021 - 11h40
Compartilhar
Exibir comentários

Penso na possibilidade de organizar um Alfabeto (como as velhas e boas cartilhas escolares) que destaque as boas práticas da Espiritualidade (Espiritualidade em ação). De A a Z, de Atenção a Zelo, apontamentos que lembrem das coisas que realmente valem a pena.

A prática elementar, caminho de amadurecimento espiritual, inicia com Atenção. Não uma Atenção desleixada, mas uma concentrada, uma Atenção plena, consciente, atada à minuciosa observação.

É uma prática óbvia em si mesma. Devemos ficar alertas ou corremos o risco de perder elementos críticos da vida espiritual, as coisas verdadeiramente importantes, que insistem em passar chispando.

Atenção é o anzol para a pesca daqueles momentos de graça, das oportunidades de gratidão, das evidências de nossas conexões com os outros, do decifrar os sinais da presença do Espírito.

A boa notícia é que a Atenção pode ser praticada a qualquer hora, em qualquer local, no mais elementar e usual cotidiano das nossas vidas.

O passo inicial é começar fazendo uma coisa de cada vez. Mantenha sua mente (plenamente) focada no que quer que esteja fazendo naquele momento, única e exclusivamente naquele momento. Busque perceber os detalhes, vá treinando essa capacidade. É por meio do familiar e do corriqueiro que podemos descobrir um mundo de maravilhas incessantes e renovadas.

É uma prática útil. Claro que sim. A grande maioria de nós já apresentou sintomas de desatenção em um momento ou outro. Na verdade, é mais difícil ficar vigilante do que podemos pensar.

Somos facilmente distraídos por atividades triviais, atraídos por qualquer mensagem paralela, ruídos do mundo e da vida ao nosso redor. Eventualmente, sem consciência, acabamos vivendo em um mar agitado de estimulação, atordoados, sem qualquer compreensão dos significados de base.

A falta de Atenção nos coloca operando em piloto automático. Nada realmente é registrado em nossa consciência, nos sentimos levados pelos ventos e sem energia. As coisas, em excesso, são registradas superficialmente e descobrimos que não sabemos o que fazer com tudo isso. Bombardeados sem cessar por estímulos disruptivos, não conseguimos nos concentrar em nada. Sentimo-nos dispersos. Estamos, simplesmente, exageradamente ansiosos e estressados.

Tanto para a falta de energia quanto para a ansiedade e o estresse, a Atenção é uma boa receita corretiva.

Uma dica (toque prático) para treinar? Acompanhe a performance de um de seus músicos preferidos, veja como, para bem executar sua arte, ele emprega a Atenção concentrada. Outra? No encontro com alguém (família, amigo ou mesmo um desconhecido), cumprimente e se esforce para estar atento às necessidades daquela pessoa, usando a Atenção como ferramenta de descoberta e cuidado.

Quer saber mais sobre o trabalho de Marina Gold ou entrar em contato com ela, clique aqui.

Fonte: Marina Gold
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade