Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Dia de São Jorge: quando é, orações do santo e de Ogum

Saiba mais sobre a história, os simbolismos e o que está por trás do Dia de São Jorge e das celebrações a Ogum.

23 abr 2024 - 09h37
(atualizado em 22/4/2025 às 09h29)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O Dia de São Jorge, celebrado em 23 de abril, é uma data que une aspectos do catolicismo e das religiões afro-brasileiras pelo sincretismo com Ogum. No Brasil, é feriado no Rio de Janeiro e envolve manifestações culturais, festivais e orações.
São Jorge
São Jorge
Foto: Renata Angerami/iStock

O Dia de São Jorge ou de Ogum é uma importante data do calendário religioso no Brasil e envolve duas divindades populares entre cristãos, praticantes de religiões africanas e afro-brasileiras e também diferentes grupos no país.

A relação entre São Jorge, santo da Igreja Católica, e Ogum, orixá celebrado em religiões africanas e afro-brasileiras, passou a acontecer desde a escravização de pessoas negras africanas ao Brasil, em meados do século XVI.

Atualmente, as celebrações a São Jorge ocorrem ao redor do mundo, já que o santo é padroeiro de países como Etiópia e Inglaterra. No Brasil, ele é padroeiro oficial do estado desde 2019, enquanto a cidade do Rio de Janeiro declara feriado o Dia de São Jorge.

Pelo sincretismo religioso, Ogum também é celebrado com diversas homenagens na mesma data, além de festividades que envolvem fogos e feijoadas. 

Além disso, o santo e o orixá estão presentes em várias manifestações culturais, como desfiles de escolas de samba e músicas de artistas como Jorge Ben Jor, Zeca Pagodinho, Djavan e Racionais MCs. 

O santo também é padroeiro do Sport Club Corinthians Paulista.

Quando é o Dia de São Jorge?

O Dia de São Jorge é celebrado em 23 de abril, data da morte de Jorge de Lida, em 303 d.C. 

O soldado romano foi torturado e morto pelo imperador Diocleciano por não abandonar sua crença no cristianismo e por sugerir a conversão dos soldados do império à fé cristã.

São Jorge é considerado padroeiro e protetor de militares, soldados, ferroviários e ferramenteiros. Isso também explica sua relação com Ogum, considerado o ferreiro dos orixás, com ligações com a guerra, a agricultura e a criação de ferramentas para a comunidade.

Quando é o Dia de São Jorge na umbanda?

O Dia de São Jorge na umbanda é 23 de abril, mesma data em que se celebra tanto o orixá Ogum quanto o santo da Igreja Católica. 

São Jorge é Ogum?

É importante ressaltar que, apesar do sincretismo religioso relacionar os dois nomes, a origem de cada divindade é diferente. Ogum é um orixá, presente em religiões africanas e afro-brasileiras como a umbanda. São Jorge, por outro lado, é um santo da Igreja Católica.

A ligação entre as duas figuras ocorreu no país a partir do contexto da escravidão. As pessoas escravizadas trazidas da África para o Brasil, para manter suas tradições religiosas, passaram a vincular algumas entidades a figuras de santos católicos, já que o culto aos orixás e outras divindades africanas foi proibido.

Dessa maneira, era comum, por exemplo, que altares de santos católicos escondessem, em seu interior, objetos relacionados aos orixás. 

São Jorge foi relacionado a Ogum por ambas as divindades compartilharem características como o destemor, o conhecimento sobre a guerra e o manejo de armas, além do combate a inimigos, que geralmente são representados pela figura de um dragão.

História de São Jorge

Jorge de Lida foi um soldado romano que nasceu na Capadócia, região da atual Turquia. Integrante do exército do império romano, se destacou como capitão. 

Com a perseguição promovida pelo imperador Diocleciano contra os cristãos, Jorge doou seus bens e, em uma reunião com o líder do império, assumiu sua fé cristã e sugeriu a conversão dos romanos. Com isso, foi torturado e morto em 303 d.C.

História de Ogum

Ogum é um orixá celebrado inicialmente na região que corresponde à atual Nigéria, em diferentes religiões africanas. Em algumas delas, é definido como um orixá que veio do céu para atuar na criação da Terra.

Em outras narrativas, afirma-se que Ogum foi um rei que tornou-se divino em um determinado momento da história.

Considerado orixá do fogo, da tecnologia, do ferro e da guerra, Ogum é responsável, nas crenças africanas e afro-brasileiras, como um líder nato, destemido e empreendedor. Por isso, é envolvido em orações e cantos que pedem por proteção, abertura de caminhos e combate a inimigos e dificuldades que podem aparecer na vida. 

Orações de São Jorge

Oração de São Jorge para proteção

Ó meu São Jorge, meu Santo Guerreiro e protetor, 

Invencível na fé em Deus, que por ele sacrificou-se, 

Traga em vosso rosto a esperança e abre os meus caminhos. 

Com sua couraça, sua espada e seu escudo, 

Que representam a fé, a esperança e a caridade, 

Eu andarei vestido, para que meus inimigos 

Tendo pés não me alcancem, 

Tendo mão não me peguem, 

Tendo olhos não me enxergue 

E nem pensamentos possam ter para me fazerem mal. 

Armas de fogo ao meu corpo não alcançarão, 

Facas e lanças se quebrarão sem ao meu corpo chegar, 

Codas e correntes se arrebentarão sem o meu corpo tocar. 

Ó Glorioso nobre cavaleiro da cruz vermelha, 

Vós que com a sua lança em punho derrotaste o dragão do mal, 

Derrote também todos os problemas que por ora estou passando. 

Ó Glorioso São Jorge, 

Em nome de Deus e de Nosso Senhor Jesus Cristo 

Estendei-me seu escudo e as suas poderosas armas, 

Defendendo-me com a vossa força e grandeza 

Dos meus inimigos carnais e espirituais. 

Ó Glorioso São Jorge, 

Ajudai-me a superar todo o desânimo 

E a alcançar a graça que agora vos peço (Faça seu pedido). 

Ó Glorioso São Jorge, 

Neste momento tão difícil da minha vida 

Eu te suplico para que o meu pedido seja atendido 

E que com a sua espada, a sua força e o seu poder de defesa 

Eu possa cortar todo o mal que se encontra em meu caminho. 

Ó Glorioso São Jorge, 

Daí-me coragem e esperança, 

Fortalecei minha fé, meu ânimo de vida e auxiliai-me em meu pedido. 

Ó Glorioso São Jorge, 

Traga a paz, amor e a harmonia ao meu coração, 

Ao meu lar e a todos que estão em minha volta. 

Ó Glorioso São Jorge, 

Pela fé que vós deposito: 

Guiai-me, defendei-me e protegei-me de todo o mal. 

Amém.

Orações de Ogum

Oração de Ogum para Nossa Proteção contra Demandas

Ogum, rogai por nós. Nunca ficará sem resposta àquele que nele crê… Ogunhê meu Pai! 

Eu andarei vestido e armado com as armas de Ogum para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal. 

Armas de fogo o meu corpo não alcançará, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar. 

Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meu inimigos. 

Glorioso Ogum, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel e ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do divino Espírito Santo.

Conheça mais curiosidades e fatos sobre crenças, misticismos e simbolismos presentes em diferentes religiões no Brasil. Navegue pelo Terra Horóscopo!

Franco Guizzetti Franco Guizzetti
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade