Ative as vibrações positivas da sua cozinha
Pode parecer até estranho, mas a fartura e o bom relacionamento com a família e amigos estão intimamente relacionados a uma cozinha bem energizada.
Tudo começou com os nossos antepassados, que nem casa tinham. Eles viviam em grupos nômades e os alimentos caçados durante o dia eram compartilhados pelo grupo à noite, em volta da fogueira. O fogo tinha muitas funções e simbologias: iluminava, protegia as pessoas da escuridão e dos perigos ocultos e, o mais importante, transformava os alimentos da caça em refeição. Em torno da fogueira, as pessoas fortaleciam os relacionamentos, contavam histórias e planejavam o dia.
Quando surgiram as primeiras moradias, o primeiro ambiente criado foi a cozinha, que era formada por uma mesa grande, bancos e um fogão, que vem substituir a fogueira e tem a mesma simbologia - preparar os alimentos para a refeição da família, com fartura e boas energias.
Com o passar dos séculos, as moradias se transformaram, evoluíram e ganharam novos ambientes e funções. Mas, a cozinha continua como "a rainha mãe da residência". Majestosa em seu design, abundante na fartura de alimentos e aconchegante para acolher seus familiares e amigos com alegria e amor.
A magia de uma cozinha, a alquimia do preparo dos alimentos e a euforia de uma refeição em família ou entre amigos estão muito bem representadas nos filmes Como Água para Chocolate, A Festa de Babette e Casamento Grego.
O Feng Shui recomenda cuidar muito bem da energia da cozinha. Comece pelo simples, com cuidados básicos:
- Mantenha a cozinha limpa e ordenada;
- Panelas e pratos sujos na cozinha por muito tempo é sinal de estagnação;
- Paredes, chão e tetos sujos e mal conservados não são auspiciosos;
- Brigas e fofocas devem ser evitadas principalmente neste ambiente;
- Bocas do fogão entupidas e forno quebrado são péssimos sinais para a prosperidade da casa;
- Deixe o ambiente iluminado, com luz artificial ou natural;
- Não fixe contas à pagar na porta da geladeira.
Agora, vamos energizar e fortalecer a fartura e as relações interpessoais:- Tenha sempre muitas plantas e flores naturais na cozinha. Elas são símbolos de riqueza;
- Fartura sempre a vista: espalhe pelo ambiente: potes com ervas, cereais e grãos;
- Abundância bate a porta: fruteira com muitas frutas, panelas sobre o fogão com comida, geladeira cheia de alimentos;
- Abra a porta e as janelas. Deixa a luz entrar, a energia chi circula em um ambiente;
- Um símbolo de riqueza na cozinha é o colorido dos alimentos. Logo, abuse dos vermelhos, verdes, laranjas, amarelos etc;
- Dê uma atenção especial à mesa ou balcão onde é feita às refeições. Este local representa a união das pessoas, a alegria de uma conversa e a fartura da boa alimentação. Deixe sempre o local arrumado e florido;
- Uma ótima recomendação para quem gosta de receber amigos e parentes é ter café ou chá, biscoitos ou bolos sempre prontos e disponíveis para serem saboreados;
- E o grande protagonista da cozinha, que representa prosperidade, é o fogão. Sobre sua energia e cuidados, explicarei na coluna da semana que vem.
Quer saber mais sobre o trabalho de Franco Guizzetti, ou entrar em contato com ele, clique aqui