A magia do carnaval
Ele se olhou no espelho e seu rosto se iluminou, num largo sorriso de aprovação. A farda impecável, branca e azul, o quepe ajeitado no meio dos cabelos escuros, as botinas reluzentes. Nos ombros, as insígnias: Tenente? Capitão? Não! Um verdadeiro Almirante. Não deixaria por menos. Deu uma pirueta e, contente, saiu em direção ao Baile de Carnaval.
» Aproveite a vida de maneira profunda e verdadeira
» Siga Vida e Estilo no Twitter
» Vidente fala de como enfrentar a tristeza e aprender com ela
» vc repórter: mande fotos e notícias
Feliz na realização de seu sonho, sentia-se mesmo um Oficial da Marinha do Brasil. Sempre desejara servir na Marinha, mas tinha sido dispensado por alguma razão que ninguém explicara. Agora era a hora: a realização especial de um sonho, finalmente alcançado. Ele estava tão animado, que até acreditava ser mesmo um autêntico Almirante...
O carnaval é uma festa que traz um grande sentido de liberdade, uma vez que permite às pessoas reencontrarem suas raízes ancestrais. Desde os tempos mais primitivos, o homem tem necessidade de se aglomerar em festividades coletivas, condição herdada por todos nós. O fato de se fantasiar nessa ocasião torna a experiência ainda mais interessante.
Fantasias são sempre simbólicas e, por isso, dão condições para que as pessoas se expressem através delas, realizando um sonho, se apresentando como a personagem de um tempo perdido na história, prontas para desempenhar papéis muito distantes de sua realidade existencial. A escolha de uma determinada fantasia desvenda a personalidade e até a intimidade dos indivíduos. Veja o significado de algumas delas:
Pirata: revela uma personalidade forte, que busca um tesouro escondido, provavelmente na própria vida. Gosta de testar os limites das situações em que se coloca e responde bem aos desafios que se apresentam. Pessoas que fazem essa escolha são, em geral, aventureiras e ambiciosas. Apreciam o contato com a natureza, mesmo que inóspita, gostam das grandes viagens e dos imprevistos. Não desistem quando desafiadas e quanto maior for o risco, mais elas respondem com atitudes firmes e inventivas.
Palhaço: revela alguém que gosta de agradar os demais, muito sociável e extrovertido, acredita que sempre há um jeito de melhorar as dificuldades. Solidário, se identifica com as preocupações dos amigos, gosta de ajudar a quem necessita. Acha sempre que para tudo há um remédio, uma solução. Aprecia os contatos sociais e os amigos leais. Não se preocupa muito com a natureza, ou em ter contato com ela. Prefere os espaços urbanos, que proporcionem novos conhecimentos e relações.
Cigana: quem escolhe essa fantasia revela interesse pelas circunstâncias esotéricas, pela magia do universo, e tem curiosidade quanto ao lado psicológico das pessoas com quem convive. Compreensiva, tem grande sensibilidade no acolhimento dos problemas dos demais, se preocupa e se dedica aos amigos e entes queridos. Não gosta de ser mandada, e se resolve melhor quando pode tomar suas decisões sem interferência. Livre, ama a natureza e se esforça para estar sempre próxima a ela.
Dama da Corte: quem se fantasia com os requintes da realeza, mostra gostar de roupas finas, bons perfumes, ambientes noturnos e requintados, visitas constantes a salões de beleza, joias e enfeites caros, que demonstram refinamento e elegância. Em geral se preocupam pouco com os problemas alheios ou ecológicos. No universo do trabalho, preferem cargos glamorosos em que exerçam poder e não precisem se subjugar a regras pré-estabelecidas.
Índio: essa fantasia desvenda uma personalidade forte, preocupada com a evolução humana e com a natureza circundante. São pessoas que buscam a verdade, se relacionam bem em grupo. Participativas, se amoldam com facilidade às exigências do trabalho que executam. Valorosas, se respeitam e se impõem aos demais, proporcionando um ambiente harmonioso e seguro, onde quer que estejam.
Bailarina: essa escolha demonstra uma personalidade feminina e sensível, com grande capacidade de disciplina e energia para o trabalho. Preocupada com o aspecto físico, procura se manter saudável e em forma. Adepta dos exercícios corporais, frequenta ambientes saudáveis, e academias de ginástica, sem perder uma aula. Em geral prefere roupas leves e esportivas e gosta de atividades diurnas e ao ar livre.
Enfermeira: só alguém que se dedica aos demais e se preocupa com o bem estar das pessoas, se fantasia assim. Denota uma personalidade altruísta, que gosta de colaborar e para quem o ser humano é sempre o mais importante. Dedica-se à família e às relações pessoais. Sendo sempre receptiva, trabalha bem em grupo, é muito atenta e competente, mas quando se zanga se retira e ignora quem a tenha ofendido.
Noiva: fantasia ideal para uma pessoa romântica e sonhadora, que anseia por uma vida estável. Em geral, gosta de ser guiada através das experiências que vive, não aprecia tomar decisões radicais, prefere dialogar e não confrontar, e acredita nas lendas e mitos que cercam a experiência amorosa. Gosta de novelas e dramas, chora com facilidade e sonha com universos inexistentes, ou fora de seu alcance.
Assim, de policial, engolidor de facas, astronauta, homem das cavernas, fada, a Cleópatra, as pessoas esperam o Carnaval para extravasarem suas fantasias mais desejadas. Talvez até, algumas estejam mesmo revivendo alguma experiência de vida passada, sem ter a total consciência do fato.
Escolha sua fantasia e procure o significado dela para você. Provavelmente, você descobrirá aspectos importantes ou desconhecidos da sua personalidade. Fantasias se expressam, falam sem palavras. Aproveite essa ocasião para se conhecer melhor.
Quer saber mais sobre o trabalho de Marina Gold, ou entrar em contato com ela, clique aqui.