PUBLICIDADE

Dia do Perdão: 4 passos para você praticar e libertar a sua vida

Perdoar pode trazer mais alegria para sua caminhada. Neste Dia do Perdão, aprenda os passos para você praticar e libertar a sua vida

30 ago 2023 - 12h00
(atualizado às 21h04)
Compartilhar
Exibir comentários

O perdão é a atitude mais importante e mais difícil de ser praticada. Existem situações, principalmente envolvendo traição, que deixam profundas marcas e mágoas no ser humano, tornando nossa jornada ainda mais dolorosa. No entanto, hoje (30), é celebrado o Dia do Perdão, data para deixarmos para trás aqueles sentimentos que prejudicam nossa evolução. Por isso, venha aprender os passos para você praticar e libertar a sua vida.

30 de agosto é Dia do Perdão. Aproveite a data-
30 de agosto é Dia do Perdão. Aproveite a data-
Foto: Shutterstock / João Bidu

Dia do Perdão

Entenda seus sentimentos

Em primeiro lugar, o passo mais importante para você praticar neste dia do perdão, é praticar o autoconhecimento, entendendo os sentimentos envolvidos em relação a situação. Desse modo, reflita sobre quais são as emoções em relação ao fato que te magoou. Contar para pessoas próximas e confiáveis o que você está passando e com sua relação emocional, pode te ajudar neste processo. Verbalize seus sentimentos para melhor processá-los e por resultado, compreende-los.

Veja qual o verdadeiro objetivo

Nem sempre a reconciliação vai ser o melhor desfecho a ser alcançado. Neste dia do perdão, pondere a situação que está te afligindo e veja se a solução é reconciliar ou virar a página. Não sinta medo em deixar no passado essa parte da sua história. Afinal, por vezes, seguir em frente é o melhor caminho para superar as mágoas. Valorize sua paz e sua saúde mental em qualquer decisão, desvinculando-se de quem te fere.

Foque no futuro

Em terceiro lugar, use o dia do perdão para focar no seu futuro. Por isso, busque novos caminhos para atingir suas metas, sem se machucar durante a trajetória. Procure novas pessoas e novos lugares para transformar seus sentimentos, não se deixando afetar pelo passado. Não planeje vinganças. O melhor prato que pode ser oferecido a um traidor é sua vida mais leve pelas belezas alcançadas longe dele.

Respire!

Por fim, concentra-se também no bem-estar do seu corpo físico. Aproveite o dia do perdão para livrar-se dos sentimentos negativos, relaxando o corpo. Desse modo, exercícios de respiração podem te ajudar a reduzir os sintomas de estresse causados pela situação. Afaste as emoções negativas para que seu corpo não gere uma resposta negativa, podendo até atrair doenças. Cuide-se antes de cuidar de situações e pessoas problemáticas.

João Bidu
Compartilhar
Publicidade
Publicidade