8 eventos ao vivo

Dia do combate ao estresse: 5 dicas para desacelerar o ritmo

Nesse dia do combate ao estresse conheça 5 dicas para desacelerar o ritmo.

23 set 2020
18h01
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Conheça 5 dicas para desacelerar o ritmo -
Conheça 5 dicas para desacelerar o ritmo -
Foto: Andrea Piacquadio/Pexels / João Bidu

O estresse tomou conta de nossas vidas devido as altas demandas que a sociedade moderna nos impõe todos os dias. As pessoas ficam estressadas não importa as circunstâncias, pois não conseguem mais se desligar facilmente de todas as responsabilidades que tem que dar conta, tanto dentro quanto fora do trabalho. 

Nossa mente parece estar ligada no 220w todo tempo, não nos deixando aproveitar o presente, por mais divertido e prazeroso que seja.

Para ajudar a desestressar em uma sociedade onde tudo acontece muito rápido, aqui vão algumas dicas para desacelerar o ritmo:

1. Crie menos metas para o seu dia

Tendemos a tentar usufruir o máximo do tempo em que passamos acordados para resolver pendências e acabamos não tendo tempo para nós mesmos. Geralmente, quando fazemos isso, temos como meta trabalhar duro um dia para podermos ter mais tempo de folga nos outros. Contudo, considerando as demandas que nos são impostas, isso geralmente não acontece, pois sempre tem algo mais a ser feito. Então porque não dividir nosso tempo sabiamente, nos permitindo algumas horas de autocuidado todo dia, para estarmos mais preparados e descansados para dar conta de nossas responsabilidades diárias?

2. Passe menos tempo no celular

Hoje em dia estamos tão conectados a todo tempo por meio de nossos aparelhos eletrônicos, que a necessária barreira entre trabalho e casa parece ter desaparecido. Estar sempre no celular também nos deixa completamente ligados com um grande fluxo de informação que nos atrapalha não apenas quando buscamos descansar, mas também quando buscamos focar no momento em que estamos vivendo.

3. Faça das refeições um momento sagrado

Por mais comum que tenha se tornado fazer as refeições enquanto trabalhamos na frente de um computador, transformar as refeições em um momento especial de autocuidado e nutrição com o seu corpo, pode ajudar no processo de reconexão com o nosso eu interior e ter benefícios para nossa saúde. 

Quando nos alimentamos enquanto trabalhamos ou conectados aos nossos aparelhos móveis, temos a tendência de ingerirmos a comida muito rápido, o que pode causar vários problemas de saúde ao longo dos anos.

4. Acorde mais cedo

Todo mundo quer ficar mais tempo na cama de manhã, mas acordar em cima da hora e fazer as coisas com o tempo cronometrado nos leva a ficar estressados ao menor sinal de um obstáculo. Isso resulta em um sentimento de raiva a tudo e todos que nos cause qualquer contratempo, então programe o despertador para 10 ou 15 minutos mais cedo e evite o estresse logo de manhã.

5. Procure fazer uma coisa de cada vez

Estamos tão acostumados a trabalhar no modo 'multitarefas' ao longo do dia para maximizar o tempo, que fazer uma coisa por vez pode parecer falta de eficiência. Mas focar em uma tarefa de cada vez, além de reduzir o nosso estresse nos ajuda a focar mais no que estamos fazendo, tendo como resultado um resultado ainda melhor.

Veja também:

Venezuela: os trabalhadores da saúde com salários de US$ 4 por mês e sem equipamentos de proteção
João Bidu
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade