PUBLICIDADE

Dia de São Nicolau: aprenda a oração do verdadeiro Papai Noel

A imagem deste santo é associada a do bom velhinho. Aproveite a data e conheça a oração neste Dia de São Nicolau

6 dez 2023 - 08h01
(atualizado às 19h00)
Compartilhar
Exibir comentários

Hoje (6), comemora-se o dia de São Nicolau. O santo é padroeiro da Holanda, Rússia e Grécia, além de também ser conhecido como o protetor das crianças e dos marinheiros.  Ele foi canonizado pela Igreja Católica ainda em vida pelo reconhecimento de seus milagres e de sua sabedoria e bondade. Por isso, aproveite a data e aprenda a oração de São Nicolau.

Entenda a celebração da data -
Entenda a celebração da data -
Foto: Shutterstock / João Bidu

A relação com o Papai Noel

Reza a história que Nicolau se comoveu com a história de um pobre pai que não tinha como pagar o dote de casamento de suas três filhas. Assim, o santo reuniu o dinheiro necessário para pagar os dotes das três mulheres em um saquinho. Por fim, ao anoitecer, o santo jogou o saco de dinheiro pela chaminé da casa.

Além da chaminé, São Nicolau é muito associado com o Papai Noel por sua aparência e proximidade de sua data comemorativa com o Natal. Em muitos países, o é conhecido por seu hábito de sempre dar dinheiro quando fazia uma visita na casa de alguém, hábito que virou tradição em países germânicos em oferecer dinheiro quando vai na festa de alguém.

Oração a São Nicolau

"Deus, Todo-Poderoso, atendei às nossas preces e aceitai que Vos adoremos, prestando homenagem a São Nicolau, Sede bendito e louvado, eternamente, pelos dons que concedestes a esse Vosso Santo, e por nos haver dado São Nicolau com nosso protetor. São Nicolau, protegei-me contra os perigos do mar. São Nicolau, guiai-me. São Nicolau, socorrei-me.

Senhor, pelos méritos de São Nicolau, concedei-me a graça da bondade e zelo para com os mais aflitos, necessitados e em especial para com as crianças. Que eu saiba aprofundar em mim os dons que me destes, colocando-os em prática. Livrai-me da omissão e da preguiça. Amém."

João Bidu
Compartilhar
Publicidade
Publicidade