PUBLICIDADE

Dia de Nossa Senhora de Lourdes: conheça sua história e oração de fé

Hoje (11), a Igreja Católica celebra a memória litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes, recordando uma série de 18 aparições que a Virgem Maria fez a uma camponesa francesa de 14 anos, Santa Bernadette Soubirous. COMO SERÁ O SEU DIA HOJE? DESCUBRA TUDO NO HORÓSCOPO DIÁRIO! LÁ TEM TODAS AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU […]

11 fev 2023 - 08h02
(atualizado em 13/2/2023 às 14h55)
Compartilhar
Exibir comentários

Hoje (11), a Igreja Católica celebra a memória litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes, recordando uma série de 18 aparições que a Virgem Maria fez a uma camponesa francesa de 14 anos, Santa Bernadette Soubirous.

Aparições de Nossa Senhora de Lourdes

Com inícioem 11 de Fevereiro de 1858 ate 16 de Julho daquele ano, receberam a aprovação do bispo local após um inquérito de 4 anos. Logo após a definição dogmática de 1854 de sua Imaculada Conceição, as aparições da Virgem Maria em Lourdes transformaram a cidade em um popular destino de viagem. Milhares de pessoas dizem que suas condições médicas foram curadas por meio da peregrinação, da oração e da água que flui de uma fonte à qual Bernadette foi direcionada pela Santíssima Virgem. Especialistas verificaram 69 casos de cura milagrosa em Lourdes desde 1862.

Bernadette: discípula de Nossa Senhora de Lourdes

Santa Bernadette também tem seu próprio memorial litúrgico. Nascida em Janeiro de 1844, a futura visionária foi a primeira filha de seus pais. Sua vida familiar era amorosa, mas difícil. Muitos dos irmãos de Bernadette morreram na infância e ela desenvolveu asma. Anos de pobreza se seguiram, durante os quais Bernadette muitas vezes teve que viver separada de seus pais e trabalhar em vez de frequentar a escola. Em janeiro de 1858 ela voltou para sua família, cujos membros viviam em um quarto individual apertado. Fortemente comprometida com sua fé, Bernadette fez um esforço para aprender os ensinamentos da Igreja, apesar de sua falta de educação formal.

A primeira aparição

Em 11 de Fevereiro de 1858, Bernadette foi buscar lenha com a irmã e uma amiga. Ao se aproximar de uma gruta perto de um rio, viu uma luz vindo de um ponto próximo a uma roseira. A luz envolveu uma mulher que usava um vestido branco e segurava um rosário. Vendo a senhora de branco fazer o sinal da cruz, Bernadette ajoelhou-se, pegou o seu rosário e começou a rezar. Quando ela terminou de orar, a mulher fez sinal para que ela se aproximasse. Mas ela permaneceu imóvel e a visão de Nossa Senhora de Lourdes desapareceu. No domingo seguinte, a menina voltou à gruta, onde viu novamente a mulher. A identidade da aparição, no entanto, permaneceria desconhecida por várias semanas.

Nos dias seguintes, após o burburinho, o número de pessoas presentes na caverna aumentou para mais de 100. Um pároco, padre Peyramale, ficou preocupado - assim como a polícia. Em 24 de fevereiro, 250 pessoas viram Bernadette começar a chorar, mas só ela ouviu a mensagem da mulher: "Penitência! Penitência! Penitência! Ore a Deus pelos pecadores. Vá, beije o chão para a conversão dos pecadores".

Uma multidão maior estava lá em 25 de fevereiro - mas eles ficaram chocados ao ver Bernadette bebendo de um riacho lamacento e comendo ervas daninhas. A aparição disse a ela para beber a água, e comer as ervas foi um ato penitencial. Os espectadores, entretanto, viram apenas o comportamento incomum da garota, e o fascínio popular se transformou em ridículo e suspeito.

Em 27 de fevereiro, Bernadette fez uma descoberta alegre: a fonte da qual ela bebeu não estava lamacenta agora, mas clara. Enquanto a multidão continuava a se reunir, essa mudança foi notada, e uma mulher com um braço paralítico veio até a água esperando ser curada. Quatro anos depois, seu caso seria reconhecido como a 1ª cura milagrosa em Lourdes. Três semanas depois, na festa da Anunciação, Bernadette voltou a visitar a gruta. Ao ver a senhora, ela ficava pedindo para saber sua identidade. Finalmente, a mulher cruzou as mãos, olhou para cima e disse: "Eu sou a Imaculada Conceição".

Santa Bernadette deixou Lourdes em 1866 para ingressar em uma ordem religiosa no centro da França, onde morreu após vários anos de doença em 1879. Na época de sua morte, uma basílica havia sido construída e consagrada no local da aparição de Nossa Senhora de Lourdes.

Oração de fé

"Ó Virgem Imaculada, 

Mãe de Misericórdia, 

Saúde dos enfermos, 

Refúgio dos pecadores, 

Consoladora dos aflitos. 

Vós conheceis as minhas necessidades e meus sofrimentos; 

Dignais-Vos volver sobre mim um olhar propício 

E sede o meu conforto.

Com a Vossa aparição na gruta de Lourdes, 

Quisestes que esse viesse a ser um lugar privilegiado, 

De onde difundiríeis a Vossa graça, 

E onde muitos infelizes encontrariam 

O remédio às suas enfermidades espirituais e corporais. 

Também eu venho, cheio(a) de confiança, 

Implorar os Vossos maternos favores. 

Ouvi, ó terna Mãe, a minha humilde oração. 

Concedei-me os Vossos benefícios, 

E eu me esforçarei de imitar as Vossas virtudes, 

Para participar, um dia, na Vossa glória no Paraíso.

Assim seja."

- 3 Aves-Maria

- Nossa Senhora de Lourdes, Rogai por nós.

Conheça a história da Nossa Senhora de Lourdes, reflita sobre seus feitos e faça sua oração manifestando sua fé -
Conheça a história da Nossa Senhora de Lourdes, reflita sobre seus feitos e faça sua oração manifestando sua fé -
Foto: Shutterstock / João Bidu
João Bidu
Compartilhar
Publicidade
Publicidade