Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Dia de Nanã: conheça a história desta orixá

26 de Julho é celebrado dia de Nanã Buruquê. Venha conhecer toda a história e ancestralidade desta poderosa orixá

26 jul 2025 - 08h02
Compartilhar
Exibir comentários

Em Julho celebramos uma das mais antigas e respeitadas orixás do culto afro, nossa reverenciada Nanã Buruquê. Nanã é considerada a mais velha dos orixás, pois precede muitos outros. Nas tradições Nagô e Jeje, Nanã é a voz da sabedoria, ela representa o nascimento e a morte, está ligada ao útero da criação. Nanã, também é conhecida como Nanan Buruku, Nanã Buruquê, Anamburucu e Borocô.

Dia de Nanã é comemorado no dia dos avós –
Dia de Nanã é comemorado no dia dos avós –
Foto: Shutterstock / João Bidu

Dia de Nanã: conheça a história desta orixá

Nanã é mundialmente conhecida como a Orixá da lama, da água parada e dos pântanos, locais que representam a transformação e o renascimento. Nanã é reverenciada como a mãe de outros importantes orixás, como Oxumarê, Omolu e Obaluaiê. Ela tem origem na região de Daomê, que hoje é Benin. É a mãe da proteção, do acolhimento, mas também, uma feiticeira, introspectiva e reservada. É ela quem atua na passagem entre o plano dos vivos e dos mortos, mãe dos Eguns.

Sua simbologia

Está orixá representa a mais pura sabedoria, anciã, experiente e observadora. Nanã não teme a morte, mas a carrega como uma amiga, ela tem o poder da vida, pois da lama nasce a criação, e o poder da morte, pois nela tudo retorna.

Os animais relacionados a Nanã são O sapo e a coruja, símbolos da transformação e da visão espiritual. Suas cores são o lilás, o roxo e o branco. Seu elemento é a água parada e a lama, seu símbolo é o Ibiri (cetro feito de palha da costa com búzios e contas), que representa sua autoridade e conhecimento.

No Brasil, celebramos o dia da Nanã em 26 de julho, data escolhida por sua associação com Sant'Ana, mãe de Maria, no sincretismo religioso com o catolicismo. Nesta data, os adeptos de Nanã nos terreiros de umbanda e candomblé fazem giras em sua homenagem, rituais sagrados com cânticos e oferendas. Suas principais oferendas são: feijão-fradinho, batata-doce, canjica branca e camarão, oferendas que representam atos de fé, confiança e amor, sempre com o intuito de agradecer, pedir algo ou reverenciar a orixá.

Filhos de Nanã

Os filhos de Nanã possuem personalidade forte, normalmente com vida longa, são carinhosos e sensíveis, com um ar de teimosia e sempre ranzinzas. Na saúde, são pessoas que sempre necessitam de algum tipo de cuidado, podem adoecer com certa facilidade. São pessoas persistentes e que não gostam de mudanças bruscas, priorizam a estabilidade no ambiente de trabalho e no lar, diretos e objetivos. Os filhos de Nanã não costumam se calar diante de injustiças. Uma das principais tendências dos filhos desse orixá é o romantismo e o seu bom coração, são sempre dignas e autoritários.

Para você que deseja receber as bençãos da sabedoria, do equilíbrio e do amor de Nanã, deixo um banho especial para você tomar do pescoço para baixo, pedindo sempre a Nanã com muito respeito, felicidade para sua jornada de vida.

Banho de ervas para proteção

Ferva 2 litros de água e, quando levantar fervura, acrescente as seguintes ervas secas: camomila, boldo e poejo, misture bem e desligue o fogo, coloque uma tampa e abafe o banho por 30 minutos, após isso coe a mistura e descarte as ervas num jardim ou vaso de plantas. No banheiro, tome seu banho normalmente, desligue o chuveiro e jogue o banho do pescoço para baixo e pronto. Caso deseje, acenda uma vela palito Lilás antes de todo o procedimento e faça uma reza com muito amor a orixá, tenho certeza de que receberá muitas bençãos. Asé!

João Bidu
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade