Um capitão do exército que permitiu a instalação de um computador para mineração de criptomoedas em uma base militar está sendo sentenciado
Criptomoedas foram mineradas em uma base militar na Espanha; agora, um capitão foi condenado por seu envolvimento
O que fez o capitão? Segundo relatos da imprensa espanhola, o Tribunal Militar Central da Espanha condenou um capitão em Saragoça por autorizar o uso indevido de verbas públicas (fonte: Genbeta).
O capitão, chefe da unidade de TI de um quartel em Zaragoza, estava envolvido na instalação de um sistema de TI para "fins privados" por um sargento-mor em um depósito do quartel. O depósito em questão era destinado a sistemas de TI. O sargento-mor é acusado de usar o depósito para minerar criptomoedas como o Bitcoin.
A mineração de criptomoedas exige enorme poder computacional, o que requer hardware de alto desempenho e consome grandes quantidades de eletricidade. Alega-se que o sargento-mor usou a rede elétrica do quartel para minerar criptomoedas e enriquecer-se pessoalmente às custas das Forças Armadas.
Havia, segundo relatos, uma ramificação da caixa de fusíveis principal do prédio até o depósito, bem como um disjuntor separado para burlar os fusíveis normais do prédio. Os investigadores também teriam encontrado um sistema de alimentação ininterrupta (UPS) e caixas de madeira à prova de som com sistemas de ventilação para os computadores.
O capitão, supostamente, não só permitiu a instalação, como também a auxiliou
Qual foi o envolvimento do capitão?
O capitão teria permitido que o sargento-mor instalasse equipamentos pessoais na sala por amizade. Ele concedeu-lhe acesso em diversas ocasiões e vinha armazenando os equipamentos lá há muitos meses.
No entanto, o capitão, supostamente, ...
Matérias relacionadas
China tem tantos carros elétricos nas ruas que os utilizará para gerar energia para residências