0

Chá de rosa branca: pra que serve e como fazer

Aprenda como usar o chá de rosa branca para fortalecer a saúde

23 jun 2020
14h02
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
A rosa branca pode prevenir doenças e melhorar a aparência da pele - Crédito: Irina Iriser/Pexels
A rosa branca pode prevenir doenças e melhorar a aparência da pele - Crédito: Irina Iriser/Pexels
Foto: João Bidu

Muito além de um belo ornamento para ter no jardim ou dentro de casa, a rosa branca é utilizada na medicina popular há muito tempo.

As espécies de rosas contêm substâncias que ajudam na manutenção da saúde e prevenção de doenças, cada uma com sua finalidade diferente, de acordo com a coloração da flor.

Além disso, essas flores também contam com simbologias místicas que beneficiam o bem-estar. No caso da rosa branca, por exemplo, ela carrega o significado de pureza e paz, por isso, sua presença é capaz de proporcionar mais leveza ao ambiente.

Porém, além de usar como decoração, você pode usufruir das propriedades medicinais dessa flor por meio do chá! Portanto, entenda pra que serve o chá de rosa branca e como preparar!

Benefícios da rosa branca

A rosa branca é rica em antioxidantes que agem na proteção do coração e melhoram o funcionamento dos vasos sanguíneos, prevenindo possíveis ataques cardiovasculares. Essas mesmas substâncias trabalham em prol do organismo por completo, uma vez que combatem os radicais livres que podem causar doenças como, por exemplo, o câncer.

Por ter doses de Vitamina C, a rosa branca é eficaz para o fortalecimento do sistema imunológico e para a aparência da pele, visto que também é fonte de Vitaminas A e E. Dessa forma, o maior orgão do corpo humano, a pele, fica mais hidratada e, consequentemente, é renovada.

Outros benefícios da rosa branca são suas ações no intestino e nos olhos. A flor contém ácidos orgânicos que expulsam os resíduos do organismo e melhora a digestão. Ela também é um tônico anti-séptico que reduz a vermelhidão dos olhos e impede o desenvolvimento de infecções nessa região.  

Já sobre infecções urinárias, a rosa branca contribui diretamente no combate delas no corpo todo, pois um dos seus efeitos é o aumento da urina, o que ajuda na eliminação de toxinas e na proteção da bexiga.

Um efeito conhecido da planta é seu alto poder calmante. Portanto, vale ter cuidado com as doses diárias do chá para evitar excesso de sono!

Chá de rosa branca

Não é qualquer planta dessa espécie que pode ser utilizada para o consumo - o ideal são as rosas brancas de cacho, que trazem pequenas flores muito cheirosas.

Se for comprá-la para fazer chá, aposte sempre nas opções orgânicas que não contam com tantos agrotóxicos na produção. Se possível, opte por cultivar em casa suas próprias rosas brancas!

A quantidade de pétalas da flor para o consumo diário é de aproximadamente 10g para um litro de água quente.

Chá para diminuir o estresse 

Coloque 10 g de pétalas e sementes da flor em 500 ml de água já fervida. Depois, adicione uma colher de sopa de mel. Deixe amornar e beba o chá até três vezes ao dia.

Chá para limpar a pele

Para renovar a aparência da pele, coloque algumas pétalas e sementes da rosa branca em água fervente. Espere esfriar e, em seguida, lave a pele com o preparo.

Para reduzir irritação nos olhos

Prepare o chá de rosa branca com as pétalas e semente da flor em água quente. Então, dilua o preparo na mesma quantidade de água. Depois, enxague os olhos com o líquido ou utilize compressas com algodão na região.

Para os lábios ressecados

Pegue algumas pétalas e, junto com uma colher de chá de mel, triture os ingredientes. Em seguida, passe nos lábios.

Veja também:

De andador, veterano de guerra de 99 anos arrecada milhões para saúde pública britânica
João Bidu
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade