1 evento ao vivo

O uso da música e dos sons no combate ao estresse

Comprovadamente um modificador de humor e apaziguador, a música trabalha em muitos níveis ao mesmo tempo

20 out 2018
09h00
atualizado em 23/10/2018 às 13h37
  • separator
  • comentários

A música pode também ser um grande aliado no combate ao estresse, especialmente os clássicos, as new age e as músicas de relaxamento. A música é, comprovadamente, um modificador de humor e apaziguador, pois ela trabalha em muitos níveis de uma só vez.

O uso da música e dos sons no combate ao estresse
O uso da música e dos sons no combate ao estresse
Foto: iStock

Todos os nossos corpos, desde o físico, passando pelo emocional, mental e espiritual, além dos chacras, que respondem especificamente a certas vibrações e frequências que são influenciadas pelos sons.

Ouça o podcast Terra Horóscopo: 

A primeira mudança que podemos perceber quando ouvimos uma música relaxante, por exemplo, ou uma música que toque nosso coração, é o aprofundamento da respiração. A partir desse aprofundamento, a produção da serotonina, hormônio responsável pelo nosso bem estar e felicidade também se acelera. Combinar música com uma terapia de relaxamento é altamente produtivo para todo sistema nervoso pois os batimentos cardíacos diminuem e a temperatura corporal se equilibra. 

Sempre que puder, coloque a música em sua rotina: trabalhando, dirigindo ou em qualquer outra atividade, pois o estresse pode diminuir significativamente.

Se você estiver grávida, coloque música relaxante ou clássica ambiente, seu bebê vai agradecer. 

A música pode também ser uma experiência estressante, por esse motivo, você deve escolher músicas que tenham uma boa frequência relaxante e desestressante. Fique atento e, para relaxar, escolha a mais adequada a você. Busque a resposta em seu organismo, pois, foi comprovado, depois de muitas pesquisas relacionadas à musicoterapia, que existem algumas músicas gravadas para a prática da meditação, que promove efeito adverso, tão ruim quanto um rock pesado.

Nada contra o rock pesado, mas para relaxar, obviamente não é recomendado. E obviamente, cada música mexe de maneira diferente para cada um de nós.

Para eliminar os estresse, existem algumas maneiras diferentes de utilizar-se da música:

Faça um banho de som de aproximadamente 20 minutos. Coloque uma música relaxante e deite-se em uma posição confortável. Usando fones de ouvido, a experiência se aprofunda.
Escolha uma música que tenha um ritmo lento, mais lento que seus batimentos cardíacos. As músicas com padrão repetitivo têm essa função.

Enquanto a música toca, deixe que ela toque por todo seu corpo, como se ela passasse por cima de você, varrendo todo estresse do dia. 

Concentre-se em sua respiração e deixe-a mais profunda, lenta e regular. Concentre-se no silêncio entre as notas da música; dessa forma, o relaxamento pode tornar-se mais completo.

Se você estiver com a energia baixa depois de seu dia de trabalho, escolha uma música mais rápida em vez de uma relaxante e tranquilizadora. Aumente o volume e dance o quanto puder e quiser; mexa seu corpo! Apenas acompanhe o ritmo da música e mexa seu corpo. Sua energia vital será renovada.

Quando tiver um dia difícil, cheio de problemas, escolha uma música que você conheça e goste. A familiaridade vai gerar tranquilidade.

Quando fizer caminhadas, faça ouvindo música. Inspire e expire em sintonia com a música e deixe-se levar por ela. Dessa forma, você vai combinar exercício, imagens e música, o que pode ter um efeito maravilhoso sobre seus corpos.

Ouvir os sons da natureza pode também ser altamente relaxante. Quando estiver no mar ou nas montanhas, atente-se para os sons ao seu redor por pelo menos 15 minutos em silêncio, só ouvindo os sons da natureza, os efeitos são curadores.

Veja também:

 

Fonte: Eunice Ferrari

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade