0

Aprenda a enfrentar seus medos

18 abr 2019
09h00
  • separator
  • comentários

Todos os seres humanos possuem modelos mentais inconscientes que são universais e que existem desde o nascimento da civilização — todos nós incorporamos esses modelos a mitos. Temas em comum como Deus, pai, mão, família, sucesso, fracasso, todo tema relacionado à nossa vida em comum como humanidade, estão vinculados aos arquétipos, ou sejam fundamentos que envolvem um herói, um mentor e uma jornada. Alguns objetos também são considerados arquetípicos, como espadas mágicas, bolas de ouro, lagos que abrigam seres estranhos, e você pode perceber que, todas as histórias e lendas que conhecemos, trazem a figura do herói, um mentor e uma jornada, com símbolos comuns à elas. Não importa a cultura que pertença, todos eles têm esses ingredientes em comum.

Aprenda a enfrentar seus medos
Aprenda a enfrentar seus medos
Foto: iStock

É exatamente por esses arquétipos residirem em nosso inconsciente, que todos nós nos apaixonamos por essas histórias e lendas. 

Você pode perceber também que uma das lições mais importantes que aprendemos com essas histórias e lendas, é que sempre devemos tentar mais uma vez, que não devemos desistir de nossos sonhos e projetos e, principalmente, que não devemos nos esquivar diante do medo. 

Em todos os mitos, o herói normalmente passa pelas mesmas dificuldades, tem que enfrentar os mesmos obstáculos, que é cruzar um caminho escuro e assustador e enfrentar o que for preciso para atingir sua meta. Da mesma forma que na vida moderna, em nosso dia a dia somos obrigados a enfrentar nossos próprios lugares sombrios, internamente e na vida prática. Esse lugar, que todos trazemos dentro de nós, são repletos de situações de perigo, de demônios, mas também de duendes e anjos salvadores. Esses demônios internos, que todos nós carregamos, são arquétipos que criamos como resultado de nossos medos e inseguranças, que são sentimentos universais. Mas infelizmente, não podemos enviar um herói com um sabre de luz para exterminá-los. Esse herói existe dentro de todos nós. Nosso herói interior deve aprender a olhar de frente para nossos demônios e aprender a tirar de suas mãos, o poder que demos a ele em algum momento de nossas vidas, normalmente na infância. Caso contrário, eles vão controlar nossas vidas. 

Portanto, o primeiro passo para a conquista de uma vida melhor e mais equilibrada é enfrentar, ou seja, olhar de frente para o que precisa ser transformado. Você não precisa atacar agressivamente seus demônios; muitas vezes, o que eles mais precisam é de afeto e acolhimento. Significa apenas que você precisa enfrentá-lo com coragem, conversar com ele, fazer as pazes e, dessa forma, tirar dele o poder que foi dado em tempos atrás. Não esqueça que ele existe e, sendo assim, você terá que conviver com ele, mas quem estará no controle é você. 

Enfrente-o com consciência e aceitação, com carinho e acolhimento e ele naturalmente, vai se submeter a você.

Veja também:

 

Fonte: Eunice Ferrari

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade