PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Homens são presos suspeitos de envolvimento em golpes de falso leilão em Curitiba; veja como prevenir

Dois homens foram presos em Curitiba (PR), na manhã desta terça-feira (30), sob a suspeita de pertencerem a uma organização... Homens são presos suspeitos de envolvimento em golpes de falso leilão em Curitiba; veja como prevenir foi publicado primeiro em Banda B.

30 abr 2024 - 10h01
Compartilhar
Exibir comentários

Dois homens foram presos em Curitiba (PR), na manhã desta terça-feira (30), sob a suspeita de pertencerem a uma organização criminosa especializada em aplicar golpes de falso leilão. As prisões foram realizadas no âmbito da operação "Martelo Virtual", que também foi deflagrada em São Paulo e Minas Gerais.

De acordo com a Polícia Civil do Paraná, dois mandados de prisão e quatro de busca e apreensão foram cumpridos em Curitiba. À Banda B, o delegado responsável pelas investigações em Minas Gerais afirmou que a suspeita é de que o grupo tenha movimentado R$ 1 milhão em apenas um mês.

"A equipe de Frutal [Minas Gerais] veio a Curitiba para efetuar as ordens judiciais. Atualmente, identificamos pelo menos sete vítimas. Em um mês, a organização criminosa pode ter movimentado R$ 1 milhão", disse o delegado João Carlos.

Golpes de falsos leilões foram investigados pelo Nuciber –
Golpes de falsos leilões foram investigados pelo Nuciber –
Foto: Djalma Malaquias/Banda B / Banda B

Segundo João Carlos, os estelionatários criavam sites de leilões idênticos ao verdadeiros, ofereciam veículos às vítimas - que os arrematavam -, pediam transferências de valores via Pix e nunca entregavam os automóveis.

"Eles criam sites fraudulentos, geralmente hospedados fora do Brasil, para praticar golpes relacionados a venda de veículos, mas na verdade não ocorre a entrega", acrescentou o delegado Thiago Lima.

Um dos sites fraudados pelos criminosos foi o do Vip Leilões. A Banda B tenta contato com o grupo para comentar o caso.

Como evitar cair no golpe?

  • Verifique o link do site de leilão. A maioria do sites de leilões paranaenses e brasileiros utilizam o domínio .BR no final da URL, segundo a Polícia Civil. Desconfie se ele não existir;
  • Os sites golpistas utilizam métodos para parecerem domínios nacionais como falsoleilao.com/br ou falsoleilao.com/brasil. Outro tipo de domínio que os sites de leilão nunca utilizam são .ORG e .NET;
  • Verifique o favorecido do pagamento. Se for pessoa física ou se não for em nome da empresa de leilão, provavelmente é golpe. Até mesmo no boleto irá aparecer o nome do favorecido antes de confirmar o pagamento;
  • Se estiver desconfiado, teste fazer o cadastro informando seus dados de maneira errada. Se o cadastro for realizado com sucesso, provavelmente é golpe;
  • Desconfie do preço. Se o valor de arremate for muito baixo com relação ao valor comercial do objeto (menos da metade do valor, por exemplo) provavelmente é golpe;
  • Verifique todos esses detalhes ao fazer uma busca no Google ou em outra ferramenta de pesquisa. Os primeiros resultados que aparecem são patrocinados, ou seja, os golpistas geralmente utilizam essa ferramenta para aparecer no topo das páginas de pesquisa.

Caí no golpe e agora?

  • Registre uma ocorrência no site da Polícia Civil por estelionato. e veja como fazer.
  • e veja os procedimentos de como bloquear ou reaver os valores pagos em pagamentos via Pix, transferências ou boletos.

Homens são presos suspeitos de envolvimento em golpes de falso leilão em Curitiba; veja como prevenir foi publicado primeiro em Banda B.

Banda B
Compartilhar
Publicidade
Publicidade