Vídeo mostra apresentação em Marcha Transmasculina, não em ato contra anistia na Paulista
SHOW DE ARTISTA TRANS CIRCULA COMO SE FOSSE DE PROTESTO CONTRA PERDÃO AOS ENVOLVIDOS NO 8 DE JANEIRO
O que estão compartilhando: vídeo mostra pessoa se apresentando do alto de um carro de som, com o peito nu. A postagem afirma que a filmagem seria do protesto contra a anistia aos envolvidos no 8 de Janeiro, ocorrido neste domingo, 30, na Avenida Paulista, em São Paulo.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. O vídeo compartilhado foi registrado na 2ª Marcha Transmasculina de São Paulo, e não no ato contra a anistia aos presos pelos ataques às sedes dos Três Poderes. A gravação mostra a apresentação do artista Sonho.
Saiba mais: neste domingo, 30, a Avenida Paulista recebeu duas manifestações diferentes. Em uma delas, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) e aliados protestaram contra a anistia de envolvidos nos ataques golpistas do 8 de Janeiro. Em outra, o público se reuniu na 2ª Marcha Transmasculina para reivindicar mais direitos à população trans.
O protesto liderado por Boulos ficou concentrado na Praça Oswaldo Cruz, no início da Paulista, na intersecção da via com a Avenida Bernardino de Campos e a Rua Treze de Maio. A Marcha Transmasculina ficou concentrada em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp).
A apresentação de Sonho foi compartilhada pelo perfil do Instituto Brasileiro de Transmasculinidades (Ibrat) de São Paulo, organizador da marcha pelos direitos trans. O artista se identifica nas redes sociais como trans não binário - ou seja, cujo gênero não é estritamente relacionado a ser homem ou mulher.
Manifestação contra anistia teve baixo público
Como mostrou o Estadão, o ato contra a anistia aos condenados pelo 8 de Janeiro teve baixa adesão do público. Segundo o Monitor do Debate Político no Meio Digital, da Universidade de São Paulo (USP), e a ONG More in Common, 6,6 mil pessoas estiveram presentes na manifestação.
Durante o protesto, Boulos disse que a base governista vai barrar o projeto de lei que anistia os presos na Câmara dos Deputados. Ele também provocou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que recentemente se tornou réu por tentativa de golpe de Estado.
Como lidar com postagens do tipo: é comum que vídeos de manifestações circulem fora de contexto e sejam atribuídos a outras situações. Este problema pode ser facilmente resolvido por meio da busca reversa de imagens. Trata-se de uma ferramenta que ajuda a descobrir se determinada mídia já foi compartilhada antes na internet, em quais sites e em qual contexto. Aprenda aqui como fazer.