Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Vídeo de arquibancada na Sapucaí foi editado para inserir vaias a Lula

NA FILMAGEM VERDADEIRA, SETOR APARECE CANTANDO JINGLE DO PETISTA; IMPRENSA REGISTROU HOMENAGENS E PROTESTOS CONTRA PRESIDENTE

18 fev 2026 - 14h50
Compartilhar
Exibir comentários

O que estão compartilhando: vídeo que mostra a arquibancada da Marquês de Sapucaí durante desfile de carnaval. Ouvem-se vaias contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com gritos de "Lula, ladrão, seu lugar é na prisão".

Postagem insere vaias a Lula em vídeo de arquibancada da Sapucaí
Postagem insere vaias a Lula em vídeo de arquibancada da Sapucaí
Foto: Reprodução/Facebook / Estadão

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. O vídeo foi editado para inserir vaias. Na gravação original, é possível ouvir a arquibancada entoando "olê, olê, olê, olá, Lula, Lula". O presidente foi homenageado pela escola de samba Acadêmicos de Niterói neste domingo, 15. Além do canto a favor do petista na arquibancada, a imprensa também registrou vaias contra o presidente em um camarote.

Saiba mais: por busca reversa (saiba aqui como fazer), a reportagem encontrou o vídeo verdadeiro, publicado nas redes sociais do portal Metrópoles. Na gravação autêntica, não há vaias e nem gritos de "ladrão". Veja abaixo.

Neste domingo, 15, o presidente foi homenageado com o samba-enredo da escola Acadêmicos de Niterói. Lula acompanhou o desfile do camarote da Prefeitura do Rio de Janeiro, ao lado do prefeito Eduardo Paes e de ministros do governo.

Diferentes veículos de imprensa (veja aqui e aqui) registraram que o petista ouviu cantos de apoio no setor popular da Sapucaí. Por outro lado, noticiaram vaias ao presidente dentro do camarote de uma cervejaria (veja aqui e aqui).

Dias antes do desfile, a Acadêmicos de Niterói virou alvo de desinformação sob alegação de que teria recebido dinheiro da Lei Rouanet. Como mostrou o Verifica, oito das 12 escolas do grupo especial do Rio pediram recursos via lei de incentivo, mas a agremiação que homenageou Lula decidiu não levantar dinheiro com patrocinadores.

O enredo dedicado a Lula foi contestado pela oposição, que alega que o desfile pode configurar crime eleitoral. Na última quinta-feira, 12, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou, por unanimidade, o pedido do Partido Novo que tentava barrar o desfile da agremiação.

Como lidar com postagens do tipo: desfiles de escolas de samba são amplamente noticiados pela imprensa. Consequentemente, manifestações de teor político em sambódromos também são divulgadas em grandes jornais. No caso aqui verificado, não há registros de vaias expressivas a Lula nas arquibancadas da Sapucaí.

A postagem analisada também pôde ser checada com auxílio da busca reversa de imagens. Trata-se de uma ferramenta ajuda a descobrir se uma determinada mídia já foi compartilhada antes na internet, em quais sites e em qual contexto.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade