Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Vídeo gerado por IA inventa fuga de Roberto Campos Neto para os EUA e dossiê contra Lula e Moraes

CONTEÚDO CRIADO POR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL FOI PUBLICADO POR CANAL NO YOUTUBE QUE DIVULGA HISTÓRIAS FICCIONAIS

20 fev 2026 - 17h15
Compartilhar
Exibir comentários

O que estão compartilhando: que Roberto Campos Neto teria fugido para os Estados Unidos e entregado para a CIA, a agência de inteligência estadunidense, um dossiê com provas de corrupção contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Foto: Reprodução/Facebook / Estadão

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. O vídeo foi gerado com inteligência artificial e foi publicado por um canal no YouTube que divulga histórias fictícias. O canal não está mais ativo, mas os conteúdos seguem disponíveis em outras publicações no próprio YouTube, no Instagram e no TikTok.

Vídeo contém informações incorretas e inventadas

Um dos indícios de que o vídeo investigado não é verdadeiro é o fato de tratar Campos Neto como presidente do Banco Central. Na realidade, ele não ocupa o cargo desde 31 de dezembro de 2024. O atual presidente do BC é Gabriel Galípolo.

Os assuntos tratados no vídeo são recentes, como o escândalo do Banco Master e o envolvimento de Moraes com o caso. Esses temas só foram noticiados após Campos Neto deixar a presidência do BC.

Embora os problemas do Master fossem de conhecimento de Campos Neto, o banco foi liquidado em novembro de 2025. Da mesma forma, o nome de Moraes passou a ser associado ao caso no ano passado, quando a imprensa mostrou que o escritório de advocacia da esposa do ministro tinha um contrato milionário com o Master.

Além disso, o conteúdo faz afirmações sem fundamento sobre o pagamento de somas milionárias a Lula e a Moraes por parte do governo venezuelano. O Verifica mostrou em mais de uma ocasião (1, 2) não haver provas de que a Venezuela tenha financiado Lula, o PT ou outros partidos de esquerda.

Conteúdo tem mesmas características de canal de histórias fictícias no YouTube

O conteúdo investigado tem as mesmas características dos materiais produzidos por um canal de histórias fictícias no YouTube, chamado "Crônicas do Brasil - Dr. Flávio Nascimento". O Verifica buscou pela página nesta sexta-feira, 20, e constatou que o canal não está mais disponível.

A agência Reuters desmentiu o vídeo sobre o dossiê de Campos Neto e salvou um link do conteúdo, que mostra que a publicação foi feita em 11 de fevereiro de 2026 e tinha 91 mil visualizações antes de sair do ar.

Os vídeos do canal tinham temática política, em geral com acusações contra figuras da esquerda. Os conteúdos - da narração ao roteiro - eram criados com inteligência artificial.

Esse aviso, contudo, só aparecia no final da descrição dos vídeos. O canal se definia como um projeto de "entretenimento e ficção", cujas histórias não eram verdadeiras.

Apesar de este canal não estar mais disponível, um vídeo parecido foi encontrado em outro perfil no YouTube. Desta vez, há um aviso que o conteúdo é "sintético ou alterado".

A alegação é a mesma: de que Campos Neto teria entregado um dossiê à CIA com provas contra Lula e Moraes. A descrição do vídeo informa que as histórias são ficcionais e geradas com inteligência artificial para fins de entretenimento.

O canal "Crônicas do Brasil - Dr. Flávio Nascimento" foi alvo de outras checagens do Verifica. Veja abaixo.

É falso que Maduro tenha feito delação citando Lula e Moraes nos EUA

É falso que Fux tenha publicado dossiê com acusações a Moraes; vídeo foi gerado com IA

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade