Vídeo mostra festa de carnaval suspensa após arquibancada ceder na Paraíba; não há relação com Lula
POSTAGENS AFIRMAM QUE PRESIDENTE TERIA MANDADO ESVAZIAR ARQUIBANCADA POR MEDO DE VAIAS, MAS ELE SEQUER ESTAVA NO LOCAL
O que estão compartilhando: que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria mandado esvaziar uma arquibancada durante o carnaval, por medo de ser vaiado pelo público. Um vídeo mostraria o público protestando contra a medida.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. O vídeo foi gravado no dia 16 de fevereiro deste ano, durante o desfile do Carnaval Tradição, em João Pessoa, na Paraíba. A festa precisou ser interrompida após uma arquibancada ceder. A gravação mostra um membro do Corpo de Bombeiros avisando o público sobre o esvaziamento do local. Lula esteve nas cidades do Rio de Janeiro, Salvador e Recife durante a semana de carnaval, mas não foi a João Pessoa.
Saiba mais: O conteúdo analisado aqui coloca uma legenda falsa sobre um vídeo verdadeiro, gravado durante o carnaval deste ano. A filmagem original mostra o esvaziamento de uma arquibancada na Avenida Duarte da Silveira, em João Pessoa (PB).
Confira abaixo a comparação entre uma imagem do vídeo e uma fotografia da avenida publicada pela Prefeitura de João Pessoa durante o carnaval deste ano:
As festividades precisaram ser suspensas na segunda-feira, após uma arquibancada ceder durante as apresentações. O vídeo mostra um bombeiro falando no microfone sobre o esvaziamento do local. O site da Prefeitura de João Pessoa informou a retomada dos desfiles nos dias 21 e 22 de fevereiro. Mais vídeos sobre a suspensão da festa foram divulgados pela imprensa local:
O boato de que Lula teria mandado esvaziar arquibancada por medo de ser vaiado no carnaval também foi desmentido pelo Aos Fatos.