Veja todas as checagens sobre a USAID publicadas pelo 'Estadão Verifica'
AGÊNCIA AMERICANA VIROU ALVO DE DESINFORMAÇÃO APÓS ATAQUES DE DONALD TRUMP E ELON MUSK; INFLUENCIADORES BRASILEIROS REPERCUTEM ALEGAÇÕES SEM FUNDAMENTOS
Uma campanha de desinformação ganhou força nas redes sociais desde que o presidente Donald Trump começou a atacar a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), responsável por 40% dos programas de assistência humanitária no mundo.
O bilionário Elon Musk, que agora lidera o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), chamou a agência de de "organização criminosa". No mesmo dia, Trump disse que a organização é "administrada por lunáticos radicais de esquerda". No Brasil, os boatos alegam, sem provas, que a USAID teria interferido no resultado eleitoral de 2022.
Consulte a lista completa de checagens feitas pelo Estadão Verifica abaixo. Não encontrou a verificação que procurava? Envie uma sugestão por WhatsApp, (11) 97683-7490.
Todas as checagens sobre a USAID É falso que USAID tenha financiado Smartmatic para atuar nas eleições de 2022: Agência americana apoiou o teste de novas tecnologias na Bósnia. A empresa não atuou no último pleito presidencial no Brasil. Entenda. Não há provas de que Obama tenha ordenado que laboratório criasse vírus da covid: Postagem faz uso de teorias conspiratórias e descontextualiza publicações científicas. Saiba mais. Imagem de Alexandre de Moraes com boné da USAID foi gerada por IA: Conteúdo contém marca d'água do Grok, chatbot de inteligência artificial do X. Leia a checagem completa aqui.
